Partilhar

Conselhos para conseguir uma direção eficiente

A gasolina e o gasóleo não param de subir, fazendo com que uma direção eficiente seja praticamente uma obrigação. Com algumas simples aplicações práticas e estes conselhos para uma direção eficiente, podemos economizar até 25% no nosso gasto de combustível, além de conseguir uma direção mais segura e uma redução na emissão de gases contaminantes, principalmente o CO2, algo fundamental para proteger nosso meio ambiente. Uma direção eficiente significa ter em consideração vários aspectos, relacionados com a direção do veículo, sua manutenção e uma série de "boas práticas". A seguir, explicamos quais são:

Também lhe pode interessar: Como reduzir o consumo de combustível

Economizar na direção: Conselhos para a manutenção

  • Revisar a pressão e estado dos pneus do veículo é importante não apenas para sua segurança mas também para economizar energia. Pneus em bom estado e pressão adequada permitem economizar até 10% de combustível. Lembre-se que a pressão correta vem marcada pelo fabricante em cada caso.
  • A boa manutenção dos pneus economiza combustível e evita a emissão na atmosfera de monóxido de carbono e hidrocarbonetos sem queimar.
  • Não descuide a limpeza do filtro de ar do automóvel. O filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de gasolina em até 30%.
  • Escolha o tipo correto de óleo para seu automóvel. Uma escolha incorreta pode aumentar o consumo em torno de 3%.
  • Certifique-se de que o motor do seu carro está bem regulado, caso contrário você pode aumentar seu consumo em até 9%.
  • Preste atenção na manutenção do seu veículo. Uma manutenção deficiente pode aumentar em até 30% seu consumo de combustível.
Conselhos para conseguir uma direção eficiente - Economizar na direção: Conselhos para a manutenção

Economizar na direção: Conselhos para uma direção eficiente

  • Convém colocar o veículo em andamento de uma forma suave nos primeiros minutos e manter uma velocidade constante durante o trajeto sempre que possível.
  • Evite ser brusco quando estiver dirigindo, freadas, aceleradas e viagens em alta velocidade. Em velocidades altas, o consumo aumenta em função da velocidade elevada ao quadrado.
  • Aumentar a velocidade do automóvel de 100 km/h para 120 km/h significa aumentar o consumo de combustível em 35 %.
  • Acelerar o motor antes de o desligar ou imediatamente após dar partida produz um desgaste excessivo nas paredes dos cilindros e a contaminação do óleo com gasolina.
  • O carro consome menos nas marchas rápidas e com baixas rotações. Nos carros a gasolina, troque para uma marcha mais rápida quando o contador de rotações estiver entre 2000 r.p.m. e 2500 r.p.m. Nos motores a diesel, troque a marcha entre 1500 r.p.m. e 2000 r.p.m
Conselhos para conseguir uma direção eficiente - Economizar na direção: Conselhos para uma direção eficiente

Economizar combustível: Ao se movimentar

  • Não é imprescindível usar o carro todas as vezes que você for sair à rua. Nos pequenos trajetos você pode ir à pé.
  • Use o transporte público em vez do carro particular sempre que puder. O transporte público precisa, para cada passageiro transportado, de 50 vezes menos espaço, consumindo 15 vezes menos energia.
  • Se não puser usar o transporte público para ir ao seu local de trabalho, compartilhe o carro com mais pessoas. Para cada pessoa que vai de carona no seu carro até o trabalho, economiza-se mais de 1000 litros de combustível por ano, mais ou menos.
  • Circular com as janelas abertas, sem usar o sistema de ventilação do automóvel, significa aumentar o consumo de combustível em até 5 %.
  • Usar o ar condicionado do carro de forma irregular também aumenta o consumo de combustível entre 10% e 20%, comparado com um 3% se for usado de forma regular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Conselhos para conseguir uma direção eficiente, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Lembre-se que cada 100 kg de peso extra no automóvel implica um aumento no consumo de 5%.
  • Se não desmontar o bagageiro do teto do carro quando não for usar, você estará aumentando, desnecessariamente, o consumo do seu carro por volta de 16%.
  • Os carros podem chegar a consumir o dobro de combustível em pequenos percursos urbanos comparado com a estrada.
  • Dirigir de forma violenta ou usar velocidades excessivas significa maior consumo de combustível e contaminação do meio ambiente, sem conseguir necessariamente uma redução na duração das viagens.

Escrever comentário sobre Conselhos para conseguir uma direção eficiente

1 de 3

Voltar ao topo da página