Partilhar

Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado

Por Nicolas Santos. Atualizado: 31 julho 2017
Imagem: dicasautomotivas.net

O sistema de transmissão dos carros são compostos por eixo de transmissão e diferencial, além de volante, embreagem e caixa de câmbio. O último permite que o motor forneça mais potência de acordo com a necessidade. É uma das peças mais importantes do carro e devido a algumas variações no mercado as pessoas podem ter dúvidas sobre qual escolher. Neste artigo, umComo te explica as diferenças entre cambio manual, automático e automatizado.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma revisão básica do carro

Câmbios manuais

O câmbio manual permite mais "esportividade", te dá mais opções quanto à velocidade e potência que você deseja para o momento, como no caso de uma ultrapassagem. A manutenção deste câmbio costuma ser mais barata em comparação ao automático mas se não for usado da forma correta, exigirá mais manutenção do que o automático. O câmbio manual exige mais atenção do condutor, por ter que mudar constantemente, o seu uso incorreto também pode aumentar o consumo de combustível. É ideal para as pessoas que gostam de dirigir ou não vivem em locais onde há muito congestionamento.

Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado - Câmbios manuais
Imagem: autostart.com.br

Câmbios automátizados

Os câmbios automatizados são mais comuns em carros pequenos e esportivos, como os veículos smart. É o meio caminho entre os câmbios manuais e automáticos, porém, costuma ser mais barato do que o automático. Ele suaviza a perda de potência e aumento do consumo mas é comum escutarmos reclamações das pessoas que o tem, sobre os trancos na troca de marcha.

Eles são câmbios manuais, porém, a embreagem é acionada por um sistema eletrônico, dispensando o pedal de embreagem, deixando o condutor com grande autonomia. A potência na subida pode ser reduzida em comparação aos manuais, principalmente se estiver cheio. Muitas pessoas gostam deste modelo pelo conforto e esportividade que ele apresenta, além de não ter que ficar pisando no pedal de embreagem o tempo todo.

Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado - Câmbios automátizados
Imagem: jovempan.uol.com.br

Câmbio automático

O câmbio automático é, dentre os câmbios, o que apresenta maior durabilidade, além de ser seguro e confortável. A sua manutenção é mais cara e o gasto de combustível também aumenta em relação ao manual ou automatizado. Melhora a vida de muitos condutores na subida por não recuar quando acelerar.

A troca de óleo deve ser periódica e a mão de obra deve ser especializada, o que hoje em dia não será tão difícil assim de se arranjar.

Dica: Confira como dirigir um veículo com câmbio automático nesse artigo.

Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado - Câmbio automático
Imagem: caculadepneus.com.br

CVT: Transmissão continuamente variável

Este tipo de câmbio não utiliza engrenagens, ao invés disso são usadas polias que tem como função tornar a troca de marcha extremamente suave, quase imperceptível. Com isto o troque de marchas e a potência do motor é melhor aproveitada.

A escolha do câmbio ideal depende, excluindo motivos financeiros, da preferência do condutor e da forma em que o câmbio se adequará à sua vida cotidiana. Esta escolha deve ser bem feita, por mais que seja possível trocar o câmbio do carro, o custo é muito alto e podem ocorrer problemas mais tarde. Prefira por trocar de carro, ou, fazer uma boa escolha

Leia também:

Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado - CVT: Transmissão continuamente variável
Imagem: carrosinfoco.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Diferenças entre cambio manual, automático e automatizado

Imagem: dicasautomotivas.net
Imagem: autostart.com.br
Imagem: jovempan.uol.com.br
Imagem: caculadepneus.com.br
Imagem: carrosinfoco.com.br
1 de 5

Voltar ao topo da página