Partilhar

O que é direção defensiva

Por Nicolas Santos. Atualizado: 5 agosto 2019
O que é direção defensiva
Imagem: todoautos.com.pe

A direção defensiva ou direção segura tem a finalidade de evitar acidentes no trânsito, é uma postura assumida pelo motorista que deve estar atento não só à forma como ele conduz mas à forma como os outros à sua volta estão conduzindo. Esta forma preventiva e cautelosa de conduzir permite que o motorista reconheça os perigos à sua volta e aja de forma à preveni-los. Isso serve não só em relação à outros carros, mas motos, caminhões, pedestres, ciclistas ou qualquer outra coisa que se mova.

Neste artigo, umComo te explica o que é a direção defensiva.

Passos a seguir:
1

A direção defensiva não se trata apenas da consciência e obediência para com as leis de trânsito, é uma postura pacífica no dia-a-dia. Existem alguns elementos que compõe essa forma de se conduzir que eu deixarei abaixo, confira:

2

Consciência: das condições do caminho a ser perseguido, das condições do seu veículo (alinhamento, pneus, motor, combustível) e das Leis de trânsito.

3

Atenção: o motorista deve permanecer sempre em alerta com as coisas à sua volta, principalmente aquelas que podem interferir no trânsito, como o seu próprio veículo, outros motoristas, animais, pedestres, sinalizações, ciclistas ou as condições do ambiente, por exemplo, da pista.

4

Previsão: estar atento aos elementos ao seu redor contribuem para a previsão dos desastres que podem ocorrer, e quando ocorrem, a forma como o motorista irá agir já deve estar pré vista. Desta forma se evita o desespero em casos que vão desde uma batida de carro até um pneu furado, ou em situações como um pedestre atravessando em algum lugar inadequado.

5

Habilidade: a habilidade do motorista é algo que ale adquire com o tempo e a prática, é claro que, as aulas na auto escola devem ter preparado o motorista de forma que ele não se sinta completamente perdido nas primeiras vezes em que for conduzir um veículo. Desta forma a direção defensiva, por mais que seja algo que todos os motoristas devem conhecer e agir de acordo, com o tempo o motorista acaba ficando mais despreocupado com todas essas diretrizes, uma vez que já adquiriu memória motora para controlar um carro sem ter que pensar em tudo o que está fazendo.

6

Desde 2004 o curso de direção defensiva se tornou obrigatório para todos os motoristas, principalmente os iniciantes, mas no próprio curso de condução das autos escolas esta matéria já está "incluída" e é um dos temas mais cobrados na prova do Detran, tanto na parte teórica como na prática.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é direção defensiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre O que é direção defensiva

O que é direção defensiva
Imagem: todoautos.com.pe
O que é direção defensiva

Voltar ao topo da página