O que é mão inglesa e onde é adotada?

O que é mão inglesa e onde é adotada?

No Brasil se conduz pela direita (mão francesa), mas não é assim em todos os países do mundo. Na verdade, aproximadamente 40% dos motoristas em todo o planeta conduzem pela esquerda — ou na mão inglesa. Para descobrir por que há países onde se usam a mão inglesa, é necessário remontar ao Império Romano e à influência histórica do Império Britânico em suas colônias. Inglaterra, Chipre, Uganda, Moçambique, Tanzânia, África do Sul e Austrália são alguns dos países onde se conduz pela esquerda, mas há outros. Para descobrir mais sobre quais são os países que usam a mão inglesa e por que o fazem, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO sobre "o que é mão inglesa e onde é adotada?".

Por que em alguns países usam a mão inglesa?

Quando você pensa em países que usam a mão inglesa (ou que conduzem pela esquerda), é provável que o primeiro que lhe venha à cabeça seja a Inglaterra. A origem desta forma de dirigir está no Império Romano. A circulação era feita pela parte esquerda da via por uma razão muito simples: como a grande maioria das pessoas que andavam a cavalo eram destras, fazia todo o sentido que a mão na qual a arma era empunhada estivesse o mais próxima possível da do inimigo que circulava no sentido contrário.

Mais tarde, quando se começou a usar as carruagens puxadas por cavalos, mantinha-se a lógica de circular pela esquerda, pois o cocheiro se sentava na parte direita e segurava as rédeas com a mão esquerda. A mão destra era utilizada para manejar melhor o chicote. E por orientação, evitava-se dar golpes em outras carruagens que vinham na outra direção.

Em 1794, entrou em vigor uma lei em Paris que obrigou a circular pela direita. O resto dos países europeus acabaram adotando o mesmo modelo pela grande influência do Império Francês nas décadas posteriores, mas o Império Britânico manteve o costume de conduzir pela esquerda.

Inglaterra

Napoleão impôs, a partir do Império Francês, que se deveria conduzir pela parte direita em todos os territórios conquistados, mas na Inglaterra essa medida nunca foi adotada. Em 1835, no Reino Unido, foi legislado para circular pela esquerda no Highway Act (Lei das Rodovias). Isso incluiu suas colônias.

Chipre

Esta ilha situada no Mediterrâneo foi uma base militar por décadas do Império Britânico até alcançar sua independência em 1959. As bases de Acrotiri e Dhekelia continuam sob posse britânica. O costume de conduzir pela esquerda em Chipre decorre de sua influência inglesa.

Uganda

A África foi marcada por colônias do Reino Unido em sua história recente. Por isso, em muitos países permaneceu o costume de usar a mão inglesa. Uganda é um exemplo, mas há mais países: Namíbia, Botsuana, Zâmbia, Malauí e Zimbábue, entre outros.

Moçambique

Portugal estabeleceu na década de 20 do século XX o costume de usar a mão francesa em seu território e em todas as suas colônias, mas aquelas que faziam fronteira com países onde se usava a mão inglesa ficaram isentas dessa mudança, como Moçambique. Recentemente, foi proibida a importação de qualquer veículo automotor que tenha o volante à esquerda.

Tanzânia

Ingleses e alemães disputaram o território da Tanzânia durante anos até que, depois da Primeira Guerra Mundial, o país ficou sob controle britânico. É um país com boas estradas, mas onde também se pode encontrar buracos e lombadas ocasionais. Deve-se prestar muita atenção enquanto dirige, por ser um país com muita vida selvagem.

África do Sul

Em 1798, a falência da Companhia Holandesa das Índias Orientais representou o início da colonização inglesa na África do Sul, deixando o hábito de usar a mão inglesa em sua cultura. Muitos viajantes recomendam viajar de carro pelo país africano, sobretudo por suas paisagens e também pelas grandes distâncias que existem entre as regiões.

Austrália

O Império Britânico se expandiu no final do século XVIII pela Oceania a partir das colônias penais na Austrália. Com o passar do tempo, conquistaram novos territórios para migrar das ilhas britânicas em busca de uma vida melhor. Esse passado trouxe até o presente o costume de usar a mão inglesa na Austrália e em outros lugares da Oceania como as Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Samoa, Nova Zelândia e Fiji, entre outros.

Ilhas Malvinas

As Ilhas Malvinas não tinham uma população autóctone no momento em que chegaram os primeiros forasteiros. Espanha, França e Reino Unido disputam ser seus primeiros descobridores, embora não existam evidências históricas que o determinem. Após a independência argentina da Espanha, este país reivindicou as Ilhas Malvinas e chegaram a povoá-las nos anos 20 do século XIX.

Nos anos 30 do século XIX, os britânicos aproveitaram a ocasião para se instalarem. Atualmente, sua cultura se baseia em costumes britânicos, incluindo o de usar a mão inglesa.

Irlanda

O Estado irlandês atual conseguiu a independência do Reino Unido no ano 1922, depois que o costume de conduzir pela esquerda estava muito consolidado.

Escócia

A Escócia teve que acatar a lei de 1835 pela qual todo o Império Britânico era obrigado a dirigir pela esquerda. Acrotiri e Dhekelia, Ilha de Man, Guernsey, País de Gales e Jersey são outros territórios europeus que mantêm o costume de usar a mão inglesa.

Agora que você já conhece alguns países que usam a mão inglesa, descubra "Como dirigir um carro".

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é mão inglesa e onde é adotada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.