O que fazer em caso de aquaplanagem

O que fazer em caso de aquaplanagem
Imagem: kwikfit.hu

A aquaplanagem ocorre quando a água na pista faz com que o motorista perca o controle do carro. A pessoa que está dirigindo torna-se um mero telespectador da viagem, e o perigo de acabar em tragédia é grande. O veículo pode sair da pista, circular em contramão e até chocar com outro. Alguns fatores contribuem para aumentar a chance de aquaplanar, como pneus carecas e velocidade excessiva. Durante a época da chuva, você deve ficar alerta para evitar esta situação pois muitas estradas não possuem um bom escoamento de águas, chegando a formar poças muito perigosas. Se não vai a tempo de prevenir a aquaplanagem, o melhor é saber como agir para minimizar os danos. Continue lendo este artigo do umComo para saber o que fazer em caso de aquaplanagem.

Passos a seguir:
1

Para saber o que fazer em caso de aquaplanagem, é preciso primeiro saber reconhecê-la.

O primeiro indício de que o carro está aquaplanando é a sensação de flutuabilidade do eixo dianteiro, como se estivesse conduzindo sobre gelo e custasse muito pouco a virar. O segundo sinal é a perda de direção.

2

Se o automóvel se tornou muito leve de repente, o melhor é diminuir a velocidade. Para isso, tire o pé do acelerador e deixe que o carro abrande normalmente.

Não freie, pois isso faz com que você perca o controle e aumente a chance de acidente.

Dica: Para identificar o grau de risco de aquaplanagem, olhe pelo retrovisor. Se o rasto deixado pelos pneus na pista molhada é visível, o risco é baixo. Se esta marca não estiver tão nítida, o melhor é reduzir a velocidade pois há uma maior chance de acidente.

Imagem: bbsocal.com
3

Se possível, aumente a distância entre o seu veículo e o veículo da frente. Este passo é importante para evitar colisões caso tenha de fazer manobras bruscas.

4

Acenda os faróis baixos para que os outros motoristas o vejam, e para você ver melhor o cenário em redor do veículo.

Imagem: wboy.com
5

Mantenha o volante firme e reto para tentar controlar a direção ao máximo. Não tente virar nem acelerar até os pneus retomarem o contacto com o solo.

6

Redobre a atenção. Não deixe que o pânico se apodere e procure manter a calma e a concentração para sair desta situação sem chocar com outro veículo ou com algo no caminho.

Imagem: stockarch.com
7

Se conseguir parar o carro, não o faça em acostamentos pois o perigo de outros carros aquaplanarem e chocarem com o seu é muito alto.

8

O melhor remédio para a aquaplanagem é a prevenção.

Mantenha os pneus calibrados com a pressão correta, pois eles são responsáveis por manter o contacto do automóvel com a pista. Não circule com pneus carecas e lembre-se de conferir o estado geral do carro a cada 10 000 km.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer em caso de aquaplanagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.