O que fazer se o meu carro ficar sem água

O que fazer se o meu carro ficar sem água
Imagem: revistacadam.com

Se o seu carro ficar sem água ou líquido de refrigeração, o primeiro que deve fazer é pará-lo quanto antes para evitar que o superaquecimento cause danos caros no motor do automóvel. Os modelos de carros que possuem sistemas eletrônicos farão o carro perder força até parar por completo caso atinja temperaturas muito altas. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta: o que fazer se o meu carro ficar sem água.

Passos a seguir:
1

Se o seu carro ficar sem água, terá um grave problema de sobreaquecimento que danificará partes vitais do motor do seu automóvel. Por isso, o que deve fazer ao ficar sem líquido é parar o veículo quanto antes, sinalizá-lo corretamente para evitar problemas para outros motoristas e avisar a assistência do seu seguro.

2

Se o automóvel tiver um sistema eletrônico avançado, ótimo! Porque o próprio carro parará quando notar que a temperatura do motor é muito elevada devido à falta de água. Este tipo de veículos possui sensores que detectam o sobreaquecimento do motor e provocam sua detenção. Você perceberá que o carro perde força, pouco a pouco, e que o acelerador não responde, até que o automóvel pare completamente.

3

Se tiver uma garrafa de água pode usá-la para encher o radiador caso o carro tenha ficado sem água e não tenha chegado a sair fumaça do motor por causa do sobreaquecimento. Se achar que algum defeito já foi produzido, é preferível não mover o carro e que um guincho leve você até a oficina mais próxima.

4

A operação de encher o radiador do carro de água é bastante simples, mas deverá esperar até que o motor esfrie para evitar queimaduras e, também, que a água evapore devido as altas temperaturas. Deixe o capô aberto para que o compartimento esfrie quanto antes.

5

O depósito que conecta com o radiador, onde deve introduzir a água, costuma ser de cor branca transparente e estar conectado ao radiador através de uma mangueira. Primeiro, desenrosque a tampa sem tirá-la totalmente para que a pressão saia e depois retire. Acrescente água, enrosque a tampa e feche o capô.

6

Quando chegar ao seu destino, leve o carro a uma oficina para ter certeza de que não sofreu danos devido ao superaquecimento por causa da falta de água no carro e para que adicionem líquido de refrigeração no depósito.

7

Para evitar que seu carro fique sem água no futuro, faça um bom serviço de manutenção. A cada 1.000 quilômetros ou a cada 2 meses você deve medir o nível de líquido de refrigeração do carro para comprovar que tudo está correto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu carro ficar sem água, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.