Partilhar

O que preciso verificar de forma periódica no meu carro

Nosso carro é uma peça importante para nós e nossa família, acompanha-nos nas viagens, para ir trabalhar, etc. Para isso devemos cuidar bem dele e levar de forma metódica um controle mensal do carro e anual das coisas que devemos verificar. É importante ter em consideração isso para prolongar a vida do carro e para ter maior segurança ao volante. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe o que precisa verificar de forma periódica no seu carro.

Também lhe pode interessar: Por que meu carro não acelera

Revisão anual do carro

Os carburadores modernos e sistemas de injeção eletrônica vêm calibrados de fábrica e não devem ser alterados. O serviço destes sistemas requer ferramentas e equipamentos especiais e deve ser realizado por um especialista. Por isso, é melhor levar o veículo a uma oficina especializada para que por meio de uma medição de gases sejam determinadas as misturas adequadas e seja feita também a revisão do filtro de ar.

Revisão anual do ar condicionado

Quando o ar condicionado não gera mudanças importantes na temperatura ou perde sua eficiência original, uma oficina de serviço de refrigeração automotriz deve verificar o que pode estar acontecendo. Pode ser preciso uma mudança de filtros, limpeza, substituição da válvula de expansão ou substituição de vedações, entre outros. Deve utilizar-se um bom refrigerador. Um sistema ao que lhe falte 10% de refrigerador, custará mais 20% em sua operação. Sem uma manutenção regular, o ar condicionado perde aproximadamente 5% de sua eficiência original por cada ano de uso, dando-lhe uma manutenção adequada você poderá manter 95% da eficiência original.

Revisão anual das velas

As velas devem manter-se livres de carvão e sujeira já que o bom estado deste sistema incide na qualidade da combustão do veículo e, portanto, reduz as emissões ao ar. Quando o mecânico as verificar, peça-lhe que verifique a cobertura dos cabos de velas, que levam a eletricidade do distribuidor às velas e podem rachar ou sujar-se com óleo ou sujeira. Isto implica em ter problemas de arranque e desperdício de combustível. Os cabos devem ser substituídos nos intervalos recomendados pelo fabricante.

Manutenção anual da ignição do carro

Avaliar cabos de velas; se necessário, substituir. Verificar bateria, alternador, carga da bateria. Limpar terminais da bateria. Verificar estado das velas (Veja observações do fabricante em seu manual de serviço).

Revisão do motor e do filtro do ar

  • Inspeção geral do motor (Veja recomendações do fabricante em seu manual de manutenção).
  • Filtro de ar: Mudar segundo recomendações do fabricante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que preciso verificar de forma periódica no meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre O que preciso verificar de forma periódica no meu carro

Voltar ao topo da página