Por que meu carro não dá a partida

Por que meu carro não dá a partida
Imagem: ellasconducen.com

Se seu carro não dá a partida, pode ser devido a problemas mecânicos relacionados com o sistema de ignição do carro, ou por que ficou sem bateria por mau uso ou algum defeito. Uma distração com a gasolina também pode ser o motivo pelo qual o carro não pega. De qualquer forma, uma boa manutenção do veículo reduzirá a possibilidade de que se encontre nesta situação. Em umComo damos resposta à pergunta de por que seu carro não dá a partida.

Passos a seguir:
1

Um dos motivos pelos quais seu carro não pega pode ser por que ficou sem bateria. As causas mais prováveis são que essa se descarregou porque, por exemplo, você deixou o farol aceso com o veículo apagado, ou que está estragada. Deverá levar seu carro a um mecânico para que ele determine o motivo da descarga.

Neste artigo, explicamos como fazer pegar um carro que ficou sem bateria. Mesmo assim, a maior parte dos seguros inclui este serviço de forma gratuita. Para evitar que isso aconteça com você, deve fazer uma boa manutenção da bateria.

2

Se seu carro não pega, pode ser que você tenha ficado sem gasolina. Se faz pouco tempo que você abasteceu em um posto, é possível que tenha um vazamento no tanque de combustível. Você poderá comprovar facilmente examinando o chão, embaixo do motor, onde ficarão restos de combustível se houver vazamento.

Seu mecânico deverá resolver o problema, o que não é muito comum, mas que pode ser produzido pelo impacto de algum elemento, como uma pedra, no tanque. Se você não tem gasolina porque esqueceu de encher o tanque a tempo, deverá ir a pé até um posto de gasolina e pegar o combustível em um recipiente para encher o tanque do carro, pelo menos com a quantidade necessária para levá-lo até um posto.

3

Um interruptor de ignição estragado também faz com que o carro não pegue. Esta peça, que faz parte do sistema de ignição, é a que se encarrega de dar um sinal elétrico ao motor quando se gira a chave. Assim inicia-se o processo para colocar em funcionamento o motor. Caso você não note nenhum tipo de ruído quando girar a chave, a causa mais provável de que o carro não ligue é que este interruptor esteja quebrado. Seu mecânico deverá confirmar e solucionar o problema.

4

Se ao acionar a chave começa o processo normal de ignição, mas finalmente o motor do carro não chega a ligar, pode ser um problema com as velas de ignição, que podem estar entupidas ou sujas. A operação de limpeza ou substituição das velas de ignição não é muito complicada, de modo que você mesmo poderá fazer se quiser evitar despesas na oficina mecânica.

5

Pode ser que você encontre no relé de arranque a causa de que seu carro não pegue. É uma peça que não custa muito caro, portanto caso leve ao mecânico não terá que fazer um grande desembolso para acabar com o problema. Este componente do veículo encarrega-se de enviar eletricidade ao motor do carro para que este arranque, de tal forma que qualquer falha provoca que o veículo não possa ser ligado.

6

Para evitar situações como esta, na qual seu carro não arranca, faça uma boa revisão do automóvel a cada 2 anos ou 40.000 quilômetros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu carro não dá a partida, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.