Por que meu carro perde água

Por que meu carro perde água

O carro perder água pode ser algo muito grave, se tiver uma fuga de refrigerante, ou um processo completamente normal devido à condensação do ar condicionado. No verão, não é estranho ver uma poça de água chamativa embaixo de alguns carros estacionados por este último motivo. No entanto, não baixe a guarda e esteja sempre atento a possíveis perdas de líquidos de seu carro, já que podem acabar em uma reparação cara. Em umComo.com.br respondemos à pergunta de por que seu carro perde água.

Passos a seguir:
1

Algo que pode causar a perde de água no carro, especialmente no verão e quando o calor aperta, é que o sistema de ar condicionado esteja provocando condensação. O resultado é que, ao deixar o carro estacionado, se forma uma poça de água embaixo do automóvel que pode dar a impressão de que tem uma avaria. No entanto, nada mais longe da realidade, pois é um processo normal e não pode fazer nada para o evitar. No caso de notar que o sistema de ar condicionado não esfria, neste caso você deve levar o carro à oficina, mas se não notar nenhum sintoma adicional, tudo está bem.

2

Caso o carro perca água do depósito de refrigerante a questão já é mais séria. Neste caso, a fuga pode ser devido a fendas neste depósito, que se encontra no compartimento do motor e que costuma ser de cor branca.

3

Se não notar a fuga e o carro chega a ficar sem água refrigerante, este é um problema mecânico muito grave e caro de reparar. Em função da antiguidade do automóvel, inclusive é possível que não compense reparar os danos. O motivo é que a falta de água fará com que o motor fique desnivelado e provoque graves danos nas peças principais como as bielas, pistões e virabrequim.

4

Caso o seu carro perca água e tenha um sistema eletrônico, algo muito comum nos modelos novos, este sistema avisará você de que o motor do carro está atingindo temperaturas muito altas e, em função de como esteja programado, é possível que provoque uma paragem obrigatória do carro. Neste caso, está com sorte, já que evitará danos mecânicos importantes.

5

Antes do carro chegar a desnivelar porque ficou sem água, notará um ruído estranho proveniente do motor. Este som deve-se ao roçar das peças do motor que saíram de seu lugar. De modo que, ao conduzir, esteja atento a qualquer som estranho que saia do compartimento motor.

6

Se a perda de água for constante e não tenha freio, leia este artigo em que explicamos você o que fazer se o seu carro ficar sem água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu carro perde água, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.