Por que meu carro solta muita fumaça branca

Por que meu carro solta muita fumaça branca
Imagem: tallervirtual.com

Uma mudança na cor da fumaça que seu carro expulsa através do cano do escapamento é sintoma de que ocorreu algum tipo de desajuste, de maior ou menor gravidade. Pode ser devido simplesmente a uma acumulação de condensação, que não teria consequências, ou, pelo contrário, uma avaria que poderia ser grave se não for resolvida rapidamente. Em umComo.com.br respondemos à pergunta por que meu carro solta muita fumaça branca.

Passos a seguir:
1

Se nota que seu carro solta muita fumaça branca e esta sai em fios finos, só quando arranca, não deve se preocupar. Isto se deve a uma acumulação de condensação que encontra sua via de saída pelo cano de escapamento.

2

Caso seu carro seja a diesel, o fato de soltar fumaça branca em maior quantidade, mas só durante o arranque, pode ser devido à injeção da bomba de combustível muito cedo. Você deve ir a um mecânico para que ele verifique o que está acontecendo e, se for o caso, repare esse desajuste.

3

Caso a saída de fumaça branca persista durante a marcha do carro e não seja exclusivamente durante a ignição, pode ser devido a uma fuga de líquido de refrigeração e à queima do mesmo. A avaria não é em princípio muito grave mas você deve procurar o quanto antes um profissional para acabar com a fuga.

4

O fato do carro soltar muita fumaça branca quando já tiver arrancado também pode ser devido a avarias mais graves e caras, que devem ser reparadas o quanto antes. Assim, poderia estar diante de um sintoma de problemas com a junta da cabeça, com uma culatra ou com uma racha no bloco motor. Trata-se de avarias importantes que serão caras.

5

Se você faz uma manutenção do carro de forma periódica, pode conseguir localizar estes problemas a tempo, antes que sejam mais caros ou inclusive impossíveis de reparar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu carro solta muita fumaça branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.