Por que meu volante está tremendo

Por que meu volante está tremendo

O fato do volante tremer quando o carro está em movimento pode provocar muita insegurança no motorista, principalmente se tiver pouca experiência ou se for uma pessoa que não dirige habitualmente. Além disso, este movimento que não é normal pode ser sintoma de algum problema que pode comprometer a segurança dos ocupantes do veículo. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta de por que seu volante está tremendo.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que pode pensar quando o volante começa a vibrar é que há um problema com a direção, e é mais ou menos isso. Assim, um dos defeitos que se manifestam com este sintoma é quando a direção está desalinhada. Este problema faz com que os pneus não rodem de forma correta sobre a via, produzindo-se a tal vibração.

2

Os pneus estão, também, por trás de outra possível razão de que o seu volante esteja vibrando. Se estiverem muito gastos ou defeituosos, o volante manifestará o problema com este movimento inesperado enquanto dirige.

3

Por outro lado, se a suspensão não cumprir com sua tarefa é muito provável que acabe afetando o volante, provocando as indesejadas vibrações durante o movimento. Os amortecedores podem estar estragados e, com isso, deixarão de absorver as vibrações do asfalto. Isto, além de ser desconfortável para o motorista e para os ocupantes, faz com que o volante vibre, principalmente quando a via é menos firme.

4

No caso da vibração do volante ser produzida apenas ao frear, o mais provável é que o motivo esteja relacionado com um problema no sistema de frenagem. Especificamente, o rotor pode estar falhando sendo necessário ir a um mecânico para resolver o problema, pois pode chegar a ser perigoso.

5

A origem da vibração do volante pode se encontrar, além disso, em alguma disfunção no motor. Ele tem um funcionamento muito complexo e existem muitos motivos que podem provocar este movimento: problemas com os plugues, falha no nível adequado de ar ao propulsor, etc.

6

Como pode ver, as causas que provocam a vibração do volante são muito diversas. Não ignore este sintoma e vá ao seu mecânico de confiança para revisar o seu carro e confirmar o motivo do problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu volante está tremendo, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.