Partilhar

Por que minha moto faz muito barulho

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que minha moto faz muito barulho

Entre os inconvenientes que pode produzir uma moto, um dos mais habituais encontra-se em um aumento do barulho que produz quando se está utilizando. Este ruído pode ocorrer devido a vários fatores ou problemas, e também tem a possibilidade de derivar em um problema mais grave do que se poderia imaginar. Antes de levar o veículo a uma oficina queremos recomendar uma série de passos com os quais é possível solucionar o problema por si mesmo. Em umComo.com.br explicamos a você em detalhes por que sua moto faz muito barulho.

Também lhe pode interessar: Por que minha moto não tem potência 
Passos a seguir:
1

Um ruído excessivo produzido pela moto pode ocorrer devido a diferentes problemas, mas o mais importante, primeiro, é inspecionar o motor. O ouvido, neste caso, ajudará você a analisar melhor o problema, para isso é recomendável usar um estetoscópio de oficina, algo que recomendamos a você ter, dado que não é caro e se torna muito útil.

2

Escute partes importantes do motor para ver se alguma delas emite um maior ruído do que o habitual. Recomendamos a você escutar com atenção o mecanismo de tensão e as tampas das válvulas. Se o ruído é excessivamente mecânico, o problema pode ser o tensor da corrente, o qual estará muito esticado. Se o ruído é como um tique-taque, deveria observar o espaçador ou as tampas, porque podem não estar em bom estado.

3

Também é possível que o problema se deva simplesmente a algo que não está preso da forma que deveria estar. O cano, por exemplo, pode ter ido caindo do esforço e uso da moto. É importante que o revise, pois é frequente que tenha uma fuga e que seja isso a causa do ruído excessivo da sua moto.

4

Se é um problema técnico, porque o motor se encontra muito frio, tenha em conta que o motor deveria deixar de fazer ruído quando estiver por algum tempo dirigindo e tenha esquentado.

5

É frequente que os canos de marcas não oficiais produzam problemas de compatibilidade e que isso resulte em um ruído excessivo. Se comprou a moto em segunda mão, verifique se a peça é a adequada para se certificar de que não é isso o que está fazendo a sua moto fazer ruído.

6

Caso não resolva o problema com nenhum destes métodos, consulte a sua oficina para evitar surpresas na estrada. E lembre-se que é importante resolver o problema do barulho o quanto antes com o objetivo de evitar complicações derivadas do mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha moto faz muito barulho, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário sobre Por que minha moto faz muito barulho

O que lhe pareceu o artigo?

Por que minha moto faz muito barulho
Por que minha moto faz muito barulho

Voltar ao topo da página