Por que minha moto não tem potência 

Por que minha moto não tem potência 

Em 2018, o número de motos nas ruas superava o número de carros em quase metade dos municípios brasileiros, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios divulgados pela Agência Brasil[1]. Cada vez mais usada como ferramenta de transporte e trabalho, a moto assumiu um papel muito importante na locomoção no país e os cuidados para garantir seu bom funcionamento são cada vez mais importantes. A pergunta de por que a moto não tem potência, por exemplo, pode ter múltiplas respostas, mas a mais comum é uma falta de manutenção geral do veículo que fará com que aos poucos vá perdendo suas capacidades. Por isso, é recomendável não pular nunca nenhuma das revisões periódicas da moto, porque a longo prazo isto pode custar mais caro. Em todo caso, no umCOMO mostramos as possíveis respostas à pergunta de por que minha moto não tem potência. Confira!

Moto não desenvolve velocidade, o que pode ser?

Um dos sintomas de uma moto que está funcionando mal é precisamente esta sensação de falta de potência do veículo. Por isso, uma má carburação pode ser o motivo de sua moto perder força. Para solucionar este problema, o mais recomendável é levá-la a um mecânico de confiança para que faça um ajuste do carburador.

Se o filtro do ar estiver obstruído ou, sem chegar a esta situação, estiver muito sujo, você também notará que sua moto não tem força. Caso você tenha circulado por terrenos muito empoeirados esta será a causa mais provável de que sua moto tenha perdido a potência que tinha anteriormente. Neste caso, você está com sorte porque a operação de manutenção é relativamente simples e você mesmo poderá fazê-la, caso seja habilidoso. Neste artigo explicamos como mudar o filtro do ar da moto.

Moto sem força: outras causas

Moto fraca pode ser vela? Bem, se você considera que nenhuma das duas opções anteriores é a causa de sua moto não ter força pode optar por verificar a vela de ignição. Assim, se esta peça estiver deteriorada se manifestará provocando uma perda de potência do veículo. É uma peça delicada, de modo que tenha cuidado ao manipulá-la se decidir fazer a manutenção você mesmo. Além disso, deverá ter cuidado para não se queimar. Neste artigo você aprenderá como mudar as velas da moto.

Nunca é demais realizar um ajuste das válvulas se sua moto não tiver força. Um desajuste nestas válvulas da admissão se manifestará com a perda de potência, de modo que vá ao seu mecânico de confiança para que faça esta operação.

A causa também pode ser encontrada no cano de escape. Assim, se este estiver tampado com fuligem a moto perderá grande parte de sua potência habitual. Para limpar o cano e retirar os resíduos, você pode aplicar soda cáustica durante toda a noite.

A falta de manutenção geral de sua moto também provocará, entre outros efeitos, que sua moto perca potência e força. Além disso, você corre o risco de que a moto acabe sofrendo uma avaria importante que provoque um grande desembolso econômico. Por isso, revisões conforme certa quilometragem são essenciais para garantir o pleno funcionamento da sua moto - o tempo e quilometragem irão variar conforme o modelo e marca, mas o idela é que você a envie para revisão sempre que ela estiver programada no calendário. Pense nisso como um cuidado paliativo para ter sua moto sempre consigo! Para saber mais, leia este artigo no qual explicamos as tarefas básicas de manutenção da moto.

Moto perdendo for perdendo força ao acelerar

Uma das principais razões para sua moto estar perdendo força ao acelerar é um eventual entupimento no carburador, uma das peças mais importantes de qualquer veículo automotor. Como falamos anteriormente, o melhor nesse caso é levar a motocicleta até um mecânico em quem você confie para que ele faça a troca ou ajuste dos equipamentos.

Apesar do umCOMO ser um grande entusiasta do faça-você-mesmo, nesse caso realmente recomendamos que você deixe seu veículo nas mãos de um profissional, isso porque será necessário desmontar e limpar o carburador e depois montá-lo novamente.

Moto perde força quando esquenta: o que pode ser?

Há várias causas que explicam uma moto falhando quando esquenta. Pode ser um problema no carburador, para o qual já demos a solução acima, ou simplesmente falta de óleo. Nesse caso, basta fazer uma troca de óleo e ver se sua moto irá recuperar a potência. Caso vá visitar um mecânico, peça para o profissional também checar o pulsador e o estator de sua motocicleta.

Moto falhando e morrendo

Nada pior do que passar por uma situação em que sua moto falha e morre, sobretudo se você está na estrada e longe de um lugar em que possa ter a devida assistência técnica. Algumas causas para esse problema podem ser:

  • Mau contato da bateria - verifique se os fusíveis estão limpos, bem conectados e firmes. Verifique se a bateria está em bom funcionamento também.
  • Sujeira no atuador de marcha lenta - esse caso é bem simples de resolver: retire o filtro de ar e aplique o óleo WD-40 na borboleta.

Se nenhuma das alternativas acima funcionar, procure um mecânico ou a assistência técnica especializada.

Falta de compressão no motor de moto: causas

Infelizmente, a falta de compressão no motor da moto é bem comum e pode ser causada por vários fatores, como por exemplo:

  • Má vedação do motor
  • Óleo no motor desregulado
  • Problemas no bico injetor
  • Filtro de ar sujo

Já demos solução para a maioria desses problemas nos apartados acima. De qualquer modo, continuamos reforçando a necessidade de buscar um mecânico ou a manutenção especializada da montadora da sua motocicleta, pois assim você irá garantir que terá seu problema resolvido da melhor forma possível, contando sempre com especialistas nesses amados veículos de duas rodas.

Lembre-se também que embreagem ruim perde potência, isto é, se você pisar demais na embreagem e quiser acelerar mais do que sua moto aguenta, é bem provável que você terá problemas no futuro. Um cheiro de queimado bem desagradável é um sinal que sua moto já está com esse problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha moto não tem potência , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Referências
  1. BRITO, Débora. Número de motos é maior que o de carros em 45% das cidades. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/numero-de-motos-e-maior-que-o-de-carros-em-45-das-cidades>. Publicado em 02 de julho de 2018. Acesso em 09 de julho de 2020.