Por que minha moto solta óleo pelo escapamento

Por que minha moto solta óleo pelo escapamento
Imagem: speed-racing.es

A sua moto soltar óleo pelo cano do escapamento pode ser devido a causas muito diferentes. O importante é que não deixe passar este sintoma que pode chegar a se converter em uma avaria importante e cara em sua moto, se não resolver a tempo. Quando tiver acabado com o problema, uma boa manutenção reduzirá as possibilidades de que algo similar volte a acontecer. Para ajudar você a solucionar a avaria, em umComo.com.br respondemos à pergunta por que minha moto solta óleo pelo escapamento.

Passos a seguir:
1

A causa mais comum por que a moto solta óleo pelo cano de escapamento é que tenha uma proporção deste líquido maior que a recomendável na mistura de gasolina. Este desajuste provoca que o óleo que sobra se elimine pelo escapamento. Por regra geral, a porcentagem do mesmo deve ser de 2%, mas o mais recomendável é consultar o manual de sua moto para verificar.

2

Caso não tenha nenhum problema com a proporção da mistura, a causa da moto soltar óleo pelo escapamento pode ser encontrada na boia do carburador. Este é um elemento basculante que flutua sobre a gasolina, pelo que se denomina, também de flutuador. Quando a mistura está em um determinado nível, esta boia fecha uma válvula que bloqueia o fornecimento de gasolina. Se a boia falha, pode se produzir a saída de óleo pelo escapamento da moto.

3

Um retentor de bancada de virabrequim que esteja quebrado também pode ser a causa por que a moto solta óleo pelo escapamento. Uma deterioração deste elemento provoca que o óleo passe pelo virabrequim e, finalmente, acabe sendo eliminado pelo escapamento.

4

Trocando o filtro de óleo também poderia acabar com um problema no qual o óleo é solto pelo escapamento da moto. A cada 10.000 ou 20.000 km deve se proceder à realização desta tarefa de manutenção que não deve passar em branco. Em geral, a cada duas trocas de óleo da moto, deverá substituir o filtro.

5

Outra causa por que a moto solta óleo pelo escapamento é que os aros do pistão estão gastos. Caso o desgaste seja muito forte, estes aros podem chegar a se partir. Assim caso se encontre com este sintoma, não descarte esta possibilidade.

6

Não menospreze nunca nenhum sintoma de avaria como o escapamento da moto solta óleo, ainda que seja pouca quantidade, já que investindo tempo e dinheiro em solucioná-lo evitará um problema maior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha moto solta óleo pelo escapamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.