Por que o ar condicionado do carro não esfria

Por que o ar condicionado do carro não esfria
Imagem: zeocars.com

O sistema de ar condicionado do carro é complexo, já que, se não funcionar corretamente, pode ser devido a muitos motivos. Em alguns casos, você mesmo poderá localizar o problema e repará-lo, se tiver as ferramentas e habilidade adequadas. No entanto, outras falhas são difíceis de resolver e precisam da ajuda de um profissional. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta de por que o ar condicionado do carro não esfria.

Passos a seguir:
1

Se seu ar condicionado não esfria pode ser que o filtro do ar esteja sujo ou entupido. Neste caso, você mesmo pode fazer a operação de limpeza ou troca deste elemento. Consulte o manual do seu carro para localizá-lo.

2

Outra causa para o ar condicionado não esfriar é a existência de uma fuga de gás refrigerante. Isto pode acontecer simplesmente porque alguma das conexões dos encanamentos estão pouco apertadas. Você mesmo pode localizar a fuga pondo água com sabão nos encanamentos.

Coloque para funcionar o ar condicionado. Onde houver uma fuga aparecerão pequenas bolhas de sabão. Se é por uma conexão mal apertada, basta apenas apertar. A seguir, carregue o gás do ar condicionado para repor o que perdeu se tiver o material necessário.

3

Se a fuga for causada por um rompimento, terá que ir a uma oficina especializada onde profissionais soldarão e, depois, carregarão o gás.

4

O compressor do ar condicionado, peça essencial do sistema, deve estar corretamente lubrificado em todo momento. Se, por um defeito ou uma má manutenção esta peça funcionar mal, o ar não esfriará. Deverá ir a uma oficina para que reparem.

5

O ar condicionado pode não esfriar devido a uma falha elétrica que faz com que os ventiladores não funcionem bem ou só funcionem de forma intermitente. O mais recomendável é que um especialista arrume.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o ar condicionado do carro não esfria, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.