O freio do carro

Porque os freios fazem barulho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 dezembro 2019
Porque os freios fazem barulho

No seu carro os freios fazem barulho? Deve saber que os chiados são muito habituais nos carros, já que o design do sistema de frenagem está baseado em um princípio de fricção por atrito; no entanto, se os freios fazem um barulho além da conta, sobretudo quando freamos suavemente, é importante tentar descobrir o que está acontecendo com seu veículo e levá-lo ao mecânico para prevenir qualquer tipo de acidente. Neste artigo de umComo vamos explicar porque os freios fazem barulho, dando a você alguns dos principais motivos que provocam este chiado.

Também lhe pode interessar: Quando trocar os discos de freio

Passos a seguir:

1

A causa mais comum do som dos freios se encontra nas pastilhas de freio. Quando elas estão desgastadas ou em más condições é possível que, ao friccionar contra os discos, provoquem estes ruídos tão incômodos. Deve saber que, além de incômodos, são perigosos porque diminuem a capacidade de frenagem a seco dos veículos, pondo em risco os ocupantes do carro. Portanto, assim que detectar um som diferente quando pressiona o pedal de frenagem, o melhor é ir a um mecânico para que examine o carro.

2

Também é possível que os freios façam barulho porque se abusa do sistema de freios. Há muitos motoristas que têm o mau hábito de pisar sempre no freio em vez de reduzir a marcha ou se antecipar e reduzir a velocidade de forma progressiva. São os tipos de motoristas que conduzem um pouco "aos trambolhões" e isto pode provocar que os freios se estraguem e emitam sons.

Com um uso abusivo dos freios, as pastilhas excedem seu limite de temperatura e podem chegar a cristalizar a superfície de contato com o disco. Isto pode fazer com que o disco esquente demais e que reduza a capacidade de frenagem; portanto, pode se deparar com a situação de ter que frear de emergência e que o carro não responda como deve.

Porque os freios fazem barulho - Passo 2
3

Outro dos motivos pelos quais os freios fazem barulho é pelo acúmulo de sujeira ou de umidade nos mesmos. Na maioria dos casos, a sujeira que se acumula é a que se desprende das pastilhas de freio durante o atrito; costuma-se armazenar em zonas como as guias ou os êmbolos, fazendo com que o movimento se limite. Por isso, é importante que, se você suspeita que se acumulou sujeira ou umidade (após uma viagem na neve, por exemplo) e percebe um ruído nos freios, vá ao mecânico para que examine e limpe, se necessário.

Em umComo contamos a você quando trocar os discos de freio.

4

Quando os freios são de tambor, o motivo mais habitual para o chiado é porque se acumula o material de atrito na zona. Isto ocorre porque não há um sistema de extração e, portanto, ficam armazenados os resíduos dificultando o bom funcionamento do veículo. O tambor acumulará os depósitos e as sapatas estarão mais limitadas em seu funcionamento; portanto, se seu sistema de frenagem é de tambor, vá imediatamente ao mecânico se detecta que os freios fazem ruído.

Porque os freios fazem barulho - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os freios fazem barulho, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Porque os freios fazem barulho