Quais as regras básicas de condução de ciclomotores

Quais as regras básicas de condução de ciclomotores

Quando você circula com um ciclomotor, deve cumprir uma série de leis, como levar consigo a documentação específica, e os documentos de circulação e segurança rodoviária para todos os motoristas. Entretanto, em virtude das características especiais deste veículo, é necessário cumprir uma série de regras que são destinadas ao seu benefício e ao dos outros motoristas que circulam pela via pública. Para que saiba quais são e possa cumpri-las com sucesso, em umComo.com.br, explicamos quais as regras básicas de condução de ciclomotores.

 

Passos a seguir:
1

Você não pode usar capacetes ou fones de ouvido que estejam ligados a equipamentos de música ou celulares enquanto estiver conduzindo seu ciclomotor.

2

As competições de velocidade estão proibidas na via pública, a não ser que tenham recebido a autorização prévia correspondente.

3

Deve se usar um capacete, com a única exceção dos ciclomotores que têm uma estrutura protetora e cinto de segurança. Além disso, deve se certificar que o passageiro também usa capacete.

4

É proibido circular com ciclomotor com o escapamento aberto e emitindo ruídos e gases. O veículo deve ser mantido em bom estado.

5

Deve-se ter um retrovisor no lado esquerdo, sendo o direito opcional.

6

Se quiser levar um reboque em seu ciclomotor, este não deve superar a metade da massa sem carga do seu veículo. Além disso, devem ser observadas as seguintes circunstâncias:

  • Circular de dia.
  • Reduzir em cerca de 10% os limites máximos de velocidade.
  • Não levar pessoas no reboque.
7

É proibido acrescentar luzes ao ciclomotor além das que vêm de fábrica.

8

Você pode levar um passageiro que tenha acima de 7 anos de idade. Este deverá usar capacete e se sentar atrás de você com os pés apoiados nos apoio para os pés laterais. Lembre-se que os ciclomotores possuem apenas 2 lugares, por isso as crianças nunca devem ir entre dois passageiros.

9

Deve andar sempre com a sua Carteira Nacional de Habilitação e a documentação da respetiva moto atualizada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as regras básicas de condução de ciclomotores, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.