Partilhar

Quais os melhores carros elétricos

Por João Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os melhores carros elétricos
Fonte: autoblog.com

Nos dias que correm a preocupação pelo ambiente está se tornando cada vez mais presente na mentalidade das pessoas e com isso vem o avanço na tecnologia. Já existem bastantes empresas a fabricar automóveis elétricos e a inovação de há dez anos atrás não se compara à de hoje. Neste artigo, o umComo fala sobre como funcionam e quais são os melhores carros elétricos da atualidade.

Também lhe pode interessar: Carros mais econômicos do Brasil

Tecnologia dos motores elétricos

Os carros elétricos têm vindo a sofrer alterações em vários aspetos, tanto a nível de design, de inovação dos motores e de autonomia e consumos. No entanto ainda vai decorrer algum tempo até que o som de um motor a combustível tradicional venha a ser substituído por o silêncio dos motores elétricos.

Os investimentos feitos para o desenvolvimento de protótipos por parte de empresas que detêm grandes fatias do setor automóvel são bem visíveis. Marcas como a Ford, BMW, Mercedes Benz e a tão reconhecida Tesla já começam a produzir e vender modelos elétricos que se assemelham bastante aos carros a combustível.

Para melhor entendimento explicamos resumidamente como funcionam os motores dos carros elétricos. Existe um sistema eletrônico que decide onde vai buscar a energia. Ou seja, se o motor busca energia das baterias, dos capacitores ou da célula de combustível no caso de serem híbridos, isto tudo consoante o tipo de condução e de esforço que o carro tem que fazer (arranque, subida ou aceleração).

O tempo de recarregar baterias não é certo, depende de modelo para modelo e da potência do motor elétrico, pelo que há automóveis que podem atingir a carga total em 6 horas outros em 14 horas.

A maior inovação em termos de equipamentos desdes veículos vem do freio regenerativo que busca energia no movimento das rodas e carrega diretamente as baterias. Ou seja, se está numa grande descida as suas baterias vão receber energia vinda do freio. Na imagem podemos observar em mais detalhe a representação feita pela Toyota para o seu modelo Prius.

Quais os melhores carros elétricos - Tecnologia dos motores elétricos
Fonte: toyota.com.br

Autonomia dos carros elétricos

O grande fator de preocupação para quem fabrica e adquire este veículos é a sua autonomia. Em média, os carros elétricos têm autonomias a rondar os 100 km por carga a 100%, no entanto várias empresas estão a apostar em algumas medidas para prolongar a distância.

Recentemente a Volkswagen juntamente com a QuantumSpace desenvolveram uma tecnologia que faz com que a autonomia do VW e-Golf passasse de 190 km para 700 km, através dos polímeros de eletrólitos de sódio. No entanto, ainda não foi lançado nenhum protótipo com essa tecnologia pelo que ainda está em desenvolvimento, afirmam os engenheiros do grupo.

Para ter uma noção dos carros elétricos com mais autonomia atualmente disponibilizamos uma lista com os valores e as marcas:

  • Tesla Model S - autonomia de 426 Km e tempo de carga de 4 horas
  • Toyota RAV4 EV - autonomia de 166 km e tempo de carga de 6 horas
  • Fiat 500e - autonomia de 140 km e tempo de carga de 4 horas
  • MercedesB-Class Electric Drive - autonomia de 137 km e tempo de carga 4 horas
  • BMW i3 - autonomia de 130 km e tempo de carga 3 horas
  • Ford Focus Electric - autonomia de 122 km e tempo de carga de 4 horas
  • Smart For Two Coupe - autonomia de 110 km e tempo de carga de 8 horas

A autonomia é um fator que entra bastante no fator decisão de compra, no entanto o tempo que leva a preencher 100% da bateria também deve ser tido em consideração.

O rei dos carros elétricos

A Tesla Motors é a empresa que domina o setor dos carros elétricos. Alguns dos seus modelos vêm com a opção de escolha do tipo e quantidade de motores que deseja no seu carro. Por exemplo, o Tesla Model S tem três opções: Dual Motor que apresenta tração dianteira e traseira, Single Motor que apenas puxa atrás e o P85D que é a opção mais avançada que oferece na mesma tração à frente e atrás, no entanto tem mais potência no motor traseiro.

Este modelo também é acompanhado com a tecnologia de Autopilot que combina um conjunto de câmaras com sensores a 360º. O veículo, neste modo, segue a estrada fazendo as curvas de forma segura e alertando no caso de haver congestionamento de tráfego. Não só tem a opção de autopiloto como também consegue estacionar sozinho, avisá-lo onde existe uma estação Supercharger e até informá-lo sobre as condições do trânsito antes de sair de casa e quanto tempo demora a chegar ao destino.

Como pudemos perceber a Tesla Motors está lançada em grande escala e acompanhada de grande tecnologia e inovação no que diz respeito ao desenvolvimento dos carros elétricos. Não só sublinhando estes aspectos mas também é de dar relevância ao fato de todos os seus modelos se assemelharem a carros esportivos que, à primeira vista, não diria que eram carros elétricos.

O único entrave que estes carros têm é o seu preço. Para ter uma pequena noção um modelo Tesla Model S P85D custa-lhe R$370.000. No entanto, o valor que pouparia anualmente em combustível seria cerca de R$8.000.

Quais os melhores carros elétricos - O rei dos carros elétricos
Fonte: tu.no

Recomendações

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os melhores carros elétricos, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Quais os melhores carros elétricos

Quais os melhores carros elétricos
Fonte: autoblog.com
Fonte: toyota.com.br
Fonte: tu.no
1 de 3
Quais os melhores carros elétricos

Voltar ao topo da página