Quais são as diferenças entre os freios ABS e os convencionais

Quais são as diferenças entre os freios ABS e os convencionais
Imagem: cochescoches.com

As diferenças entre os freios ABS e os convencionais baseiam-se, principalmente, na resposta em situações de emergência pois os que estão equipados com o primeiro sistema não bloqueiam. Mas este não é o único elemento que permite distinguir ambos, em umComo.com.br detalhamos quais são as diferenças entre os freios ABS e os convencionais.

Passos a seguir:
1

Os freios com sistema ABS baseiam-se em sensores que se comunicam com um sistema eletrônico para evitar bloqueios e deslizamentos, algo que não acontece com os freios convencionais.

2

O sistema ABS permite que, ao fazer uma freada de emergência, possamos controlar a direção do veículo, de maneira que ao mesmo tempo em que freamos podemos evitar um obstáculo, algo impossível com os freios convencionais.

3

Quanto ao uso, o freio ABS requer que pisemos fundo o pedal e inclusive a embreagem, até que o carro esteja completamente parado; enquanto que com os freios convencionais o que se recomenda é frear gradualmente para evitar o bloqueio.

4

Devemos lembrar que, em uma superfície homogênea, a distância de frenagem é maior com os freios ABS que com os convencionais. No entanto, em casos de superfícies deslizantes, por exemplo, com areia ou cascalho, os ABS responderão melhor e a distância percorrida será menor.

5

A principal vantagem dos freios convencionais frente aos dotados com ABS é que são mais econômicos quanto a reparo e manutenção.

6

Quando começarmos a frear e se ativa o ABS notaremos como o pedal vibra. Diferentemente dos freios convencionais, isto não é sintoma de que tenha nenhum problema ou possível avaria, é algo normal no funcionamento do sistema ABS.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as diferenças entre os freios ABS e os convencionais, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.