Quais são as peças do motor de uma moto

Quais são as peças do motor de uma moto
Imagem: arpem.com

Se somos introduzidos no mundo das motos e utilizamos este meio de transporte de forma habitual, somos conscientes da importância de uma boa manutenção da mecânica para nossa segurança. Se não dominamos o tema, o mais conveniente é que deixemos o tema em mãos de profissionais. De qualquer forma, com o objetivo de saciar a curiosidade e para conhecer melhor a nossa companheira de andanças, em umComo.com.br explicamos quais são as peças do motor de uma moto.

Culatra

A culatra é uma peça de motor construída de diversos materiais em função do modelo: ferro modelo, liga leve ou alumínio. Sua função consiste, basicamente, em servir de fechamento para as câmeras de combustão do motor. Também podemos escutar termos como cabeça do motor ou tampa de cilindros para fazer referência a esta peça.

Cilindros

O motor de nossa moto pode ter desde um até seis cilindros, que são peças de forma cilíndrica de ferro e que têm de suportar trabalhos em altas temperaturas. Sua tarefa é a de servir de pista para o movimento dos pistões. Popularmente, fala-se de que o conjunto de cilindros é o bloco do motor e, também, esse termo é usado como referência da potência do motor ao citar a cilindrada.

Pistões

O pistão é o guia do movimento da biela e move-se pelo interior dos cilindros, de cima para baixo apenas, enquanto o movimento da biela também é da esquerda para a direita à medida que sobe e desce.

Sua forma é de cone-principal e é construída de materiais como ferro fundido, liga de aço e alumínio ou de níquel e ferro fundido. Com seu movimento, consegue passar a energia dos gases da combustão à biela.

Bielas

A biela, por sua vez, serve de união entre o pistão e o virabrequim. Devido ao movimento do pistão de cima para baixo, move-se do mesmo modo e, também, por sua forma alongada e estreita, da esquerda para a direita, transmitindo o dinamismo do pistão ao virabrequim. Atualmente, o material usado para fabricação é o aço, o alumínio ou titânio.

Virabrequim

É um eixo com cotovelos e contrapesos ao quais se unem as bielas e que se move de forma coordenada com estas e os pistões. O movimento rotatório do virabrequim é o que já se transmite às rodas da moto.

Velas

As velas são peças que fazem parte do sistema de ignição do motor da moto. Na verdade, com uma faísca, geram a ignição da mistura de combustível e ar nos cilindros.

Válvulas

Por sua vez, outras peças fundamentais no motor da moto são as válvulas, já que seu papel é o de gerenciar a entrada e saída de ar e combustível à câmera de combustão e, também, da expulsão dos gases que esta gera. Um controle de seu estado nos permitirá saber se o processo de combustão está funcionando de forma correta no motor.

Cuidados com o motor de uma moto

Estas são as partes básicas do coração de sua moto, se quer saber a melhor forma de mantê-la em perfeitas condições, em umComo explicamos Como cuidar do motor de uma moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as peças do motor de uma moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.