Quais são os filtros do carro

Quais são os filtros do carro

Como seu nome indica, seu trabalho se baseia na filtração de elementos físicos do ar ou fluídos como o óleo e o combustível. São essenciais para o funcionamento do carro e permitem filtrar as impurezas que possam chegar de forma externa ao motor e assim prolongar a vida útil de nosso carro. Nos veículos há vários tipos de filtros:

Filtros de ar

Primeiro é importante dizer que há diferentes tipos de filtro de ar para nosso carro, papel, espuma e inclusive algodão e o bom estado de cada filtro depende do material. Um filtro em boas condições garante que o ar que chega ao motor não contém partículas abrasivas. Dessa maneira, a combustão realiza-se nas melhores condições e o consumo de combustível mantém-se nos níveis recolhidos no catálogo do veículo, como ocorre com as emissões contaminantes. O final de sua vida depende muito dos lugares nos circula. Então, caso você circule por caminhos cheios de poeira habitualmente, seja necessário fazer sua reposição com muita mais frequência do que se circulasse por ambientes bem mais limpos. Ele proporciona uma sensação de limpeza e bem-estar no interior do motor.

É conveniente repô-los uma vez ao ano, salvo se frequentemente dirigir por terrenos cheios de poeira ou com muita sujeira. Importante: um filtro acumulado de sujeira tem ainda piores consequências para a saúde que a ausência de filtro.

Filtros de óleo

O desgaste normal do motor implica o aparecimento de partículas metálicas que se desprendem dos componentes e vão parar no lubrificante. O filtro de óleo tem como missão reter tais partículas que prejudicam o rendimento do motor ou inclusive danificam o mesmo seriamente. Embora os períodos de reposição do óleo tenham aumentado muito nos veículos novos e apesar da qualidade dos filtros ter melhorado de forma notável, é imprescindível repor esse elemento a cada troca de lubrificante. Normalmente as revisões da troca de óleo ocorrem a cada 2 anos em carros novos e a cada ano em carros mais antigos.

Filtros do habitáculo

Se o resto dos filtros montados em um veículo têm como fim garantir a saúde do motor do carro, o do habitáculo se ocupa da saúde de seus ocupantes. Como o faz? "Pegando as partículas de pó e os grãos de pólen que estão em suspensão no ambiente. Evitam, portanto, que entrem no veículo e reduzem sua incidência negativa, especialmente nos alérgicos, além de proporcionar uma sensação de limpeza e bem-estar no interior do habitáculo. É conveniente mudar os filtros do habitáculo uma vez ao ano, salvo que frequentemente dirija em terrenos cheio de poeira ou com muita sujeira.

Filtros de combustível

Seu funcionamento é diferente se o veículo for a gasolina ou diesel. No primeiro caso, seu trabalho consiste em eliminar as impurezas do combustível antes que cheguem ao motor, enquanto nos veículos que funcionam com diesel eles servem para eliminar a água e evitar a corrosão dos elementos metálicos do motor. Em ambos os casos, sua tarefa é primordial para garantir a saúde do motor. Devem ser revisados sempre que o veículo entrar na oficina para manutenção.

Imagem: autopecasmarques.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os filtros do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.