Qual é a vida útil de uma moto

Qual é a vida útil de uma moto

Com o passar dos anos e da quilometragem de nossa moto começamos a ter sustos com avarias que atingem diretamente o nosso bolso. Diante isso, nos perguntamos se já é hora de trocá-la. Não há uma resposta concreta para saber quanto dura uma moto, já que tudo depende do seu uso, do modelo, da marca e do estado das ruas pelas quais transitamos, entre outros fatores. Para ajudar em sua decisão, em umComo.com.br explicamos-lhe qual é a vida útil de uma moto.

De doze a quinze anos

Se a moto não tiver sofrido nenhum acidente nem quedas importantes, pode durar entre doze e quinze anos. Este período pode ser prolongado se for um veículo de alta categoria e tivermos sido impecáveis com as revisões e a manutenção, além de termos tido a sorte de não sofrer nenhuma queda. Pelo contrário, se faltamos a alguma visita à oficina e a moto é de gama baixa, temos de pensar que dificilmente irá durar tanto. Neste artigo, te explicamos como cuidar de sua moto.

100.000 quilômetros

A quilometragem é outro fator importante na hora de avaliar se a vida de nossa moto chegou ao fim. Com 100.000 km percorridos podemos dar-nos por satisfeitos e pensar em aposentar o veículo e mudá-lo por um novo modelo. Se costumarmos circular por estradas em bom estado, bem asfaltadas e sem buracos, podemos acrescentar alguns quilômetros a este valor e fazer o contrário no caso de usar intensamente a moto, levando-a por caminhos rurais não pavimentados.

Estado

Além das questões mecânicas, existem aspectos externos da moto que nos indicam que sua vida útil já está acabando. Assim, a existência de muitas partes enferrujadas e manchas de óleo sobre a superfície do veículo demonstram que foi muito usada e que já é hora de comprar uma nova moto.

Avarias

Se nossa moto sofre algumas avarias em curto espaço de tempo, que nos obrigam a desembolsar muito, mesmo não sendo muito velha devemos pensar que a vida útil dessa moto já está acabada, porque se a continuarmos usando, a longo prazo vai sair mais cara do que comprar uma nova.

Desapegar-se de uma moto com poucos anos é uma decisão difícil de tomar, mas pode nos ajudar fazer cálculos do que gastamos na oficina e os compararmos com o custo de uma moto nova.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a vida útil de uma moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.