Quando devo mudar a embreagem da minha moto

Quando devo mudar a embreagem da minha moto
Imagem: lamoto.es

Mudar a embreagem da moto é uma operação que devemos efetuar ao perceber o menor sintoma de desgaste. De outro modo, se não atendermos este importante trabalho de manutenção de nossa moto, corremos o risco de que a peça deixe de funcionar e a marcha não entre. Para que tenha toda a informação que precisa, em umComo.com.br damos a resposta à pergunta sobre quando mudar a embreagem de minha moto.

Passos a seguir:
1

Um sintoma claro que mostra a necessidade de mudar a embreagem da moto é que, ao mudar de marcha, você percebe uma dificuldade que anteriormente não existia, de maneira que não pode realizar a mudança com suavidade, isto é, a embreagem está dura. Este é o alerta mais comum de que você deve trocar a embreagem.

2

Outro sinal que você pode notar é que, ao acelerar você nota como o motor aumenta as marchas, mas a velocidade não aumenta na mesma proporção. Este é outro sinal de que você deve mudar a embreagem da moto.

3

No entanto, o mais conveniente é que realize a operação inclusive antes dos primeiros sinais de desgaste, já que então corre o risco de que a embreagem deixe de funcionar. Por isso, recomendamos que você consulte o manual de sua moto e que aponte a data recomendada pelo fabricante para mudar esta peça.

4

O uso de óleo de qualidade, se possível o indicado de fábrica de sua moto, ajudará você a prolongar a vida útil da embreagem de sua moto. Com isso, poderá atrasar a troca da embreagem ou, pelo menos, evitar que se desgaste prematuramente.

5

Um uso correto da embreagem da moto também ajudará você a que esta peça se desgaste mais lentamente. Para isso, não mude a marcha até que não tenha pressionado a fundo a embreagem e, do mesmo modo, não solte esta até que a marcha não esteja engatada por completo.

6

Para mudar a embreagem da moto, você pode recorrer ao seu mecânico de confiança ou fazê-lo você mesmo, caso tenha capacidades e recursos para tal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo mudar a embreagem da minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.