Quando devo trocar a embreagem do carro

Quando devo trocar a embreagem do carro
Imagem: ferbel.com

Não existe uma quilometragem ou um período de tempo concreto que determine quando devemos trocar a embreagem do carro. Isto é, devemos apenas trocá-la no momento em que notemos que não funciona corretamente. Um automóvel que faz muitos trajetos pela cidade, com paragens e saídas constantes, terá mais possibilidades de gastar a embreagem que outro que circule habitualmente pela estrada. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta de quando devo trocar a embreagem do carro.

Passos a seguir:
1

No momento em que o disco da embreagem se desgastar, notaremos que arranha quando engatamos uma marcha. Se isto acontecer, o disco deixará de cumprir adequadamente sua função de transmitir a potência do motor à caixa de marcha e ao terreno.

2

Um sintoma claro de que a embreagem precisa ser trocada é se notarmos que, quando queremos seguir em frente ou em uma ladeira, aceleramos e o motor acelera, mas realmente não aumenta a velocidade.

3

Também devemos pensar que precisamos de substituir a embreagem quando ao mudar de uma marcha para outra, notarmos que não acontece de forma suave, e que temos a sensação de que arranha e inclusive, apesar de estar na velocidade adequada, notamos que fica difícil engatar as marchas.

4

Do ponto de vista físico, um percurso mais curto que o habitual do percurso do pedal da embreagem deixa claro que o disco está começando a se desgastar.

5

Podemos fazer um teste para verificar o grau de desgaste da embreagem, ainda que não deva ser feito com frequência, já que a própria revisão contribui para encurtar a vida útil deste componente. Devemos estar com o motor do carroligado, a ignição e freio de mão colocados.

Depois, aceleramos ao mesmo tempo em que soltamos o pé da embreagem, aos poucos, e na terceira. Quanto mais tarde o carro afogar, mais desgastada está à embreagem.

6

Apesar de não existir uma quilometragem determinada que indique que devemos trocar a embreagem, já que tudo depende do uso que damos ao veículo e da qualidade dos materiais, pode ser usado como referência aos 150.000 quilômetros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo trocar a embreagem do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.