Quando trocar a correia de distribuição do carro

Quando trocar a correia de distribuição do carro
Imagem: mecanicaymotores.com

A correia de distribuição do carro é a responsável por assegurar a sincronização entre a fase de admissão da mistura ar-combustível (comando variável) e o movimento das válvulas com a rotação do virabrequim e o movimento dos pistões. Geralmente, é um elemento do carro que não costumamos prestar muita atenção por sua longa duração e acabamos descuidando sua manutenção. No entanto, é muito importante fazer um rastreamento de seu estado e trocá-la como método de prevenção, já que seu rompimento pode provocar graves consequências no veículo. Se não sabe quando deve trocar a correia de distribuição do carro, neste artigo de umComo.com.br damos a solução para você.

Passos a seguir:
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Podemos diferenciar três tipos diferentes de distribuição:

  • Distribuição por engrenagens. É a menos usada e não costuma ter manutenção.
  • Distribuição por corrente. Alguns veículos usam este sistema por correia metálica porque não costuma precisar de substituição, apesar de poder ser trocada a partir de 350.000 km.
  • Distribuição por correia dentada. É o sistema mais comum e requer um rastreamento e manutenção para evitar seu rompimento.
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A verdade é que não existe um intervalo de tempo exato para trocar a correia de distribuição já que não existe um limite de duração estabelecido. Para saber com exatidão quando devemos trocar a correia de distribuição devemos consultar o manual do nosso veículo, já que cada marca tem estipulado um número de quilômetros aproximados para realizar a troca da mesma.

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Não obstante, existe uma norma geral que determina que a correia de distribuição deve ser trocada entre os 100.000 e 120.000 quilômetros percorridos, apesar de que isso pode variar em função do citado no passo anterior. Para maior segurança, é recomendável trocá-la entre os 5.000 ou inclusive os 10.000 quilômetros antes do estipulado pela marca do veículo.

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Não realizar uma manutenção da correia de distribuição pode supor um rompimento da mesma. O que acontece quando a correia de distribuição se rompe? O motor para de funcionar e ocorrem danos irreversíveis na parte superior do motor. Os pistões chegam a tocar as válvulas, trazendo como resultado válvulas dobradas, comando variável torcido, parte superior dos pistões danificada, bielas dobradas, etc.

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O custo da reparação por rompimento da correia de distribuição é bem mais caro que o de troca. Por isto, e devido aos danos que pode causar no nosso carro, é fundamental fazer uma manutenção da correia de distribuição e trocá-la antes de que ela se rompa.

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