Quando trocar os discos de freio

Quando trocar os discos de freio
Imagem: tallervirtual.com

Os discos de freio junto com as pastilhas de freio são os dispositivos que garantem a frenagem do nosso veículo, ao reduzir a rotação da roda quando se pisa o pedal de freio. É importante manter o sistema de frenagem em bom estado e realizando os ajustes necessários. Para isso, é importante saber quando trocar os discos de freio e realizar a troca quando for necessário.

Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, destaca-se que não existe um momento exato para trocar os discos de freio, isso variará com base em muitos fatores como o modelo do carro, o uso/mau uso que se fizer do freio, o tipo de condução, se se dirige pela estrada ou na cidade, etc. É que tudo isso condicionará o desgaste do disco e será necessário realizar a troca mais dia menos dia.

2

Desta forma, todos os discos de freio têm um limite de espessura mínima que, ao ser ultrapassado, deverá ser trocado. Esta informação você poderá encontrar no manual do veículo e, caso a lateral do disco de freio seja inferior a este limite, deverá ser substituído por um novo.

3

Ainda assim, às vezes é preciso trocar os discos de freio apesar de não terem atingido o limite de espessura. Um dos casos é quando os discos ficam riscados, normalmente, por causa do atrito das pastilhas de freio sem revestimento. Podemos saber se os discos de freio estão riscados quando escutamos ruído ao frear.

4

Também é possível que os discos de freio deformem por superaquecimento ou inclusive mudem de cor, pelo que deverão ser substituídos. Isto se tornará evidente na condução por uma vibração anômala no volante durante a freada.

5

Em casos mais extremos, também pode ocorrer a fissura ou rompimento do disco de freio, por um excessivo desgaste ou por oxidação. Isto não é o mais comum, mas também são causas evidentes para saber quando trocar os discos de freio.

6

Será necessário, pois, verificar periodicamente o estado dos discos de freio e realizar revisões de controle dos freios, em períodos que podem ir de 10.000 a 30.000 km.

7

Destaca-se que no momento em que for realizada uma troca de disco de freios, também será necessário trocar as pastilhas de freio. Pelo contrário, pode ser necessário substituir as pastilhas, mas não os discos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando trocar os discos de freio, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.