Quando trocar os pneus do carro

Quando trocar os pneus do carro
Imagem: motorzoom.es

A correta manutenção do nosso carro é fundamental para manter a segurança de todos os passageiros e para nos certificar de que está tudo em perfeitas condições. Um dos principais elementos que devemos verificar com regularidade são os pneus. Com o tempo os pneus do carro se desgastam e perdem aderência, fato que pode provocar um acidente. Para evitar que isto aconteça, devemos trocá-los a tempo e adquirir um jogo novo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos quando trocar os pneus do carro e aos elementos que devemos prestar atenção.

Passos a seguir:
1

Os pneus em mau estado são uma das principais causas de acidentes de carro. Se não quer que isso aconteça com você, deverá verificar os pneus de seu veículo com frequência e trocá-los sempre que for necessário.

2

Para saber quando deve trocar os pneus de seu carro, preste atenção ao rasto das rodas. O rasto é a faixa que eles têm gravada e que permite ter mais ou menos aderência ao asfalto. Uma roda em bom estado deve ter o rasto totalmente definido e marcado e cumprir com a profundidade adequada. A profundidade ideal dos pneus de carro é de 8 a 8,5 milímetros. As rodas que têm uma profundidade de faixa de 4 mm se encontram na metade de sua vida útil, os pneus com menos de 2 mm devem ser trocados urgentemente.

3

Como medir a profundidade do rasto dos pneus? Você pode usar um profundímetro, ou usar uma ferramenta bem mais simples e que todo mundo sempre tem no bolso: uma moeda. Para isso, pegue uma moeda de 1 real ou euro, coloque no rasto do pneu, e se o círculo dourado ficar completamente coberto pela borracha, a roda está em perfeito estado; se ao invés disso você é capaz de ver um pouco, quer dizer que ele começa a estar desgasto, e se der para ver muito, você deve trocá-los imediatamente.

Imagem: abc.es
4

Deverá verificar o estado dos pneus do carro pelas laterais da parte de rolamento da roda, não pelo centro, porque esta é a parte que se encarrega de manter a aderência nas curvas. A lateral do rolamento tem uma forma mais arrendondada do que o centro e por isso tende a desgastar antes.

5

Não existe uma duração de vida estabelecida para as rodas do carro, já que este é um aspecto que depende fundamentalmente da marca do pneu e de como esse carro é usado. No entanto, existem sim algumas regras gerais. Quando as rodas do carro tiverem mais de 5 anos, devem ser revisadas pelo menos 1 vez por ano porque podem começar a aparecer os sinais de desgaste e talvez falte pouco para trocá-los. E se os seus pneus têm mais de 10 anos, troque-os urgentemente porque provavelmente já passaram do limite legal de desgaste, que se encontra em 1,6 mm de profundidade do rasto.

6

O desgaste pelo tempo ou o uso excessivo não é o único motivo para trocar os pneus do carro. Se as rodas estão danificadas, se furou o pneu, se estão defeituosas, se a borracha apresenta dobras ou vultos estranhos na lateral, se a textura da borracha interior for áspera ou sofre um desgaste anômalo irregular, você deve ir ao mecânico para uma revisão e para trocar por outras em perfeitas condições. Fazer uma manutenção dos pneus do carro é imprescindível para assegurar seu correto funcionamento.

Imagem: debates.coches.net
7

Lembre-se que o Regulamento Geral de veículos estipula que as rodas devem ser trocadas por pares, ou seja, você não pode trocar uma roda de forma individual, você tem que trocar seu par. Portanto, se uma das rodas dianteiras estiver danificada ou desgasta, você tem que trocar ambos os pneus da frente; o mesmo acontece com os de trás.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando trocar os pneus do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.