Tipos de combustíveis

Tipos de combustíveis

Ao comprar um carro, há muitos fatores que você deve levar em consideração. As características interiores do veículo são essenciais: conhecer todos os detalhes do carro irá te ajudar a escolher um ou outro modelo. Da mesma forma, antes de fazer um investimento tão importante para o presente e o futuro, é preciso conhecer o tipo de combustível do carro.

E se você tem experiência em dirigir veículos, saberá que existem diferentes tipos de combustível para automóveis. Nem todos funcionam da mesma forma: há veículos fabricados para funcionar a diesel e outros a gasolina. Mas existem mais variedades, por isso queremos ajudar você a conhecer todas elas. Para descobrir os tipos de combustíveis que existem, as suas vantagens e desvantagens e o que levar em consideração na escolha de um bom combustível, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Diesel

O óleo diesel é utilizado em motores alternativos de combustão interna, que inflama o combustível em altas temperaturas devido à sua compressão. O diesel é um hidrocarboneto, ou seja, carbono e hidrogênio. Também possui adição de parafinas.

Em comparação com os carros a gasolina, os motores a diesel são mais eficientes em termos de consumo de combustível. Além disso, produzem menos emissões de dióxido de carbono e são perfeitos para conduzir em viagens de longa distância.

Por outro lado, os motores diesel são mais prejudiciais à qualidade do ar e os componentes mecânicos incluídos são mais caros. Além disso, se circularem apenas em terreno urbano, os seus sistemas antipoluição perdem eficiência.

Gasolina

É um combustível derivado do petróleo. É obtido por destilação fracionada e é utilizado em carros com motores de combustão interna, que utilizam a explosão da gasolina para seu funcionamento.

Os motores a gasolina são melhores do que aqueles que utilizam óleo diesel para condução urbana, pois são menos prejudiciais à qualidade do ar. Além disso, promovem uma experiência de condução mais requintada. Por outro lado, são menos eficientes em termos de combustível e emitem mais dióxido de carbono.

Outra desvantagem dos carros a gasolina é que, na Espanha, o reabastecimento costuma ser mais caro.

Veja as diferenças entre gasolina e diesel neste outro artigo.

Híbridos

Atualmente, existem carros híbridos, ou seja, possuem motores híbridos. Eles podem ser de dois tipos diferentes:

Híbridos combinados

Os veículos com motores híbridos combinados são menos poluentes que os automóveis a diesel e a gasolina. Eles também reduzem o consumo de combustível, principalmente ao dirigir na cidade, e há uma série de incentivos para sua compra, como redução de impostos e vantagens nas grandes cidades.

No entanto, esses motores também apresentam algumas desvantagens, como as seguintes:

  • Em velocidades de cruzeiro superiores a 100 km/h, podem consumir tanto ou mais que um carro a combustão.
  • Eles estão associados a caixas de câmbio automáticas.
  • O peso dos carros costuma ser maior.

Híbridos plug-in

Os carros híbridos plug-in têm autonomia elétrica. Seu motor a gasolina só funciona quando é necessária uma grande demanda de energia. Além disso, carregam mais rápido que os veículos 100% elétricos.

Por outro lado, estes veículos são muito caros e o peso das suas baterias faz com que, quando não têm energia, percam muita eficiência. Eles exigem carregamento diário e podem levar até 5 horas para serem totalmente recarregados.

Elétrico

Os veículos elétricos apresentam grandes vantagens. São as seguintes:

  • Não emitem nenhum elemento poluente para a atmosfera.
  • Existem grandes incentivos para sua compra.
  • Os custos de manutenção são significativamente mais baixos do que os de outros carros.

No entanto, tal como acontece com a maioria dos automóveis, os carros elétricos também apresentam alguns contras como a perda de desempenho das suas baterias em função da quilometragem percorrida, a maior limitação da autonomia e os tempos de carga total podem ser muito longos.

Como escolher um bom combustível e o que levar em consideração

Escolher um bom combustível é essencial para adquirir um veículo. Se você está preocupado com suas emissões poluentes, com o custo de manutenção e com a viabilidade do carro para o futuro, deve levar em consideração uma série de aspectos na hora de escolher o melhor combustível possível.

No umCOMO ajudamos você a considerar os elementos mais importantes para escolher um bom combustível:

  • Orçamento: todos os carros não custam o mesmo, por isso você deve estabelecer um preço máximo antes de analisar as diferentes opções na hora de adquirir o veículo.
  • Os tipos de viagens que você costuma fazer. Pense se você precisa de um veículo para fazer viagens frequentes de longa distância, se vai usá-lo esporadicamente ou se é um carro que você usa para ir trabalhar todos os dias.
  • Sensações: há motoristas que preferem os veículos a gasolina aos a diesel só porque gostam da sensação de conduzi-los. Este é um fator totalmente subjetivo, mas que você também não deve esquecer.

Neste outro artigo você vai aprender sobre mecânica de carros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de combustíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.