Partilhar

Tipos de manutenção para o meu carro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tipos de manutenção para o meu carro

Nosso carro é um dos bens mais importantes de nossas vidas, já que o usamos com frequência, nos permite ir de um lugar para o outro e nos proporciona sensações únicas. Entretanto, necessita de manutenção para que a segurança ao volante e a durabilidade do carro seja a mais correta. Neste artigo de umComo.com.br, queremos-lhe dar alguns conselhos gerais para que saiba quais são os diferentes tipos de manutenção que devemos fazer no carro.

Também lhe pode interessar: Como realizar a manutenção dos pneus

Manutenção corretiva do carro

A manutenção corretiva do carro é aquela em que não fazemos nada especial para a manutenção de alguma peça. Esperamos simplesmente que quebre para repará-la. Aplica-se a todas as peças de nosso carro que não podem ser revistas facilmente, ou seja, quase todas: alternador, injeção, a BSI.... ou aquelas que apresentam um custo muito baixo: uma lâmpada.... ou que têm autodiagnóstico e avisam quando devem ser reparadas: ESP, ABS, catalisador:

  • Vantagens: não requer tempo de dedicação para manutenção.
  • Desvantagens: cada vez que quebram, o carro deve ser levado à oficina. Às vezes, o rompimento de uma peça implica o dano de muitas outras.

Manutenção preventiva do carro

Consiste em seguir as instruções do fabricante, detalhadas no manual do veículo por tipo de serviço, e os prazos para que as operações de manutenção sejam realizadas.

  • Vantagens: reduz o tempo de imobilidade do carro e as visitas à oficina.
  • Desvantagens: é o mais caro de todos os métodos.

Manutenção preventiva do carro

A manutenção preventiva do carro é quando se realizam diagnósticos ou medidas que permitam predizer a necessidade de se fazer correções ou ajustes antes de ocorrer uma falha.

  • Vantagens: reduz o custo de manutenção e as visitas à oficina.
  • Desvantagens: deve-se saber como avaliar o estado de uso das peças.

Inspeções que devemos fazer no carro

As inspeções de funcionamento, ajustes, reparos, limpeza, lubrificação, entre outras, devem ser feitas periodicamente, de acordo com um plano mensal, semestral ou anual.

No entanto, é importante verificar regularmente, pela simples observação, estado dos pneus, luzes de freio, pisca-pisca entre outros. Esteja também atento a qualquer ruído anormal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de manutenção para o meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Tipos de manutenção para o meu carro

O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de manutenção para o meu carro
Tipos de manutenção para o meu carro

Voltar ao topo da página