Partilhar

Como cuidar da bateria do carro 

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da bateria do carro 

A tarefa de cuidar da bateria do carro não deve ser muito exaustiva, mas deve-se levar em conta uma série de conselhos para prolongar sua vida útil. Ninguém gosta da desagradável sensação de acionar a ignição do carro e que esta não responda porque a bateria morreu. Como dissemos, não terá de dedicar muito tempo nem muito dinheiro a este trabalho, mas também não deve esquecê-la. Em umComo.com.br explicamos como cuidar da bateria do carro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como desligar a bateria do carro 
Passos a seguir:
1

Saber como cuidar da bateria consiste, principalmente, em ter o conhecimento necessário para saber como comprovar o estado em que esta peça se encontra, pois ela é a responsável por armazenar energia elétrica e transferi-la ao automóvel quando necessário.

2

Caso seja detectado durante a manutenção da bateria que esta está em mau estado, a única solução é a substituição. Neste artigo explicamos como trocar a bateria do carro.

3

É importante não confundir uma bateria estragada com uma bateria que descarregou, por exemplo, como esquecer as luzes do carro acesas toda a noite. Neste caso, o que temos de fazer é recarregar a bateria.

4

Então para cuidar da bateria do carro, a primeira verificação a fazer é puramente visual. Para isso, levante o capô e verifique se os bornes não apresentam corrosão. Se tiverem, você deve limpar os bornes da bateria; pode fazer este trabalho a cada 9 meses.

5

Além da limpeza, a manutenção da bateria do carro inclui verificar se os bornes estão bem ajustados. Verifique-os manualmente e, se estiverem frouxos, aperte com uma chave fixa.

6

Também é importante que os cabos da bateria estejam em bom estado. Uma das coisas mais importantes é que o fundo isolante não esteja furado, de modo que deve comprovar visualmente se o plástico que recobre os cabos está íntegro.

7

Na manutenção da bateria do carro também deve ter em conta a carcaça que protege a bateria. Verifique se não está curvada. Em determinadas ocasiões, pode chegar a apresentar fendas ou rompimentos, verifique para que isso não ocorra.

8

Em cada revisão mecânica de seu carro ou ao levá-lo à oficina por uma avaria, peça ao mecânico que verifique a voltagem da mesma. Uma peça bem cuidada pode chegar a durar até 8 anos, de modo que não descuide da manutenção da bateria de seu carro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da bateria do carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como cuidar da bateria do carro 

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar da bateria do carro 
Como cuidar da bateria do carro 

Voltar ao topo da página