Partilhar

Placas de trânsito e seus significados

Placas de trânsito e seus significados
Fonte: tododiablumenau.blogspot.pt

As placas de trânsito estão localizadas ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo ao condutor mensagens, através de legendas e maioritariamente símbolos conhecidos anteriormente e legalmente instituídos. Estas placas têm como objetivo manter o fluxo de trânsito em ordem e em segurança. É imprescindível para qualquer condutor saber os significados das placas de trânsito. As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são as placas de trânsito e seus significados.

Também lhe pode interessar: Como recorrer de uma multa de trânsito

Placas de Regulamentação

As placas de regulamentação são utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições. A violação destas placas pelo condutor, constitui uma infração do Código de Trânsito Brasileiro, ficando este sujeito a multas e penalidades. Estas placas são vermelhas, com fundo branco e têm um formato redondo, à exceção da placa de 'Parada Obrigatória', que tem um formato octagonal e com fundo vermelho e a placa 'Dê a preferência', com uma forma de triângulo invertido. Na imagem, poderá ver as placas de regulamentação existentes e o seu respetivo significado.

Placas de trânsito e seus significados - Placas de Regulamentação
Fonte: imagensgratis.com.br

Placas de Sinalização de Obras

Tal como o nome indica, as placas de sinalização de obras, têm como objetivo informar o condutor da aproximação a obras na via. Geralmente, estas placas têm um formato quadrado (colocado na diagonal), à excepção de 4 que apresentam uma forma retangular, e têm fundo amarelo. Algumas também têm, em baixo, uma pequena placa retangular, com a indicação da distância. Na imagem, poderá ver as placas de sinalização de obras existentes e o seu respetivo significado.

Placas de trânsito e seus significados - Placas de Sinalização de Obras
Fonte: telhaseplacasecologicas.com.br

Placas de Advertência

As placas de advertência têm como objetivo advertir o condutor, ou seja, alertar o condutor de possíveis perigos em relação às vias. Estas placas têm uma forma quadrada (colocadas na diagonal), com fundo amarelo e não são de caráter punitivo. As placas de advertência podem alertar o condutor da aproximação a curvas, cruzamentos, estreitamento de via, ferrovias, perigo ou sentido. Na imagem, poderá ver as placas de advertência existentes e o seu respetivo significado.

Placas de trânsito e seus significados - Placas de Advertência
Fonte: temastop.com

Placas de Indicação

As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de indicação.

Placas de trânsito e seus significados - Placas de Indicação
Fonte: edtransito.blogspot.pt

Placas Educativas

Tal como o nome sugere, as placas educativas têm o propósito de educar o condutor quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Estas placas são retangulares e de fundo branco. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas educativas.

Placas de trânsito e seus significados - Placas Educativas
Fonte: summaria.blogspot.pt

Placas de Atrativo Turístico

As placas de atrativo turístico indicam e orientam o condutor da localização das atrações turísticas locais. Estas placas têm um fundo marrom, com letras brancas e indicam através do nome e símbolo o local, podendo também orientar o condutor da localização das atrações turísticas através de setas e dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de atrativo turístico.

Placas de trânsito e seus significados - Placas de Atrativo Turístico
Fonte: cctur-se.blogspot.pt

Serviços Auxiliares

As placas de serviços auxiliares informam e orientam o condutor dos locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, como bombas de gasolina, parques de campismo, restaurantes, hospitais, entre outros. Estas placas têm um formato retangular, com fundo azul e apresentam o respetivo símbolo do serviço indicado. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de serviços auxiliares.

Placas de trânsito e seus significados - Serviços Auxiliares
Fonte: diadianotransito.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Placas de trânsito e seus significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Placas de trânsito e seus significados

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
helio silveira souza
veiculos lentos usar a faixa direita; quando tiver essa placa o veiculo (VAN) não poderar efetuar ultrapassagem.?
Sergio Gomes Menezes
qual a diferença da placa triangular com a ponta pra baixo e para cima??
carlos roberto minutti
em uma esquina a placa de PARE que siguinifica ,
laura
bom dia uma professora minha me falou que existe uma placa (E porem ao contrario,escrita de traz pra frente),porem não encontrei nada a respeito ,se realmente existe e qual significado....
jose fernandes santana
muito lagal muito inportante pra mim e sensacional obrigado
lilian
achei muito legal a sua pág
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Lilian! Que bom que gostou dos artigos. Continue nos acompanhando ;)
lourdes jardim
as últimas figuras estão invisiveis.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Lourdes! Aqui conseguimos ver as figuras sem problemas.
Suellem cristine
nomes dos contornos das placas
A sua avaliação:
mary regina barbosa
placa com 2 pessoas no chalé
amade e eusebio
são melhores
teresinha amalha gibbert
como se chama a manina e o pai na placa mesmo ?

Placas de trânsito e seus significados
Fonte: tododiablumenau.blogspot.pt
Fonte: imagensgratis.com.br
Fonte: telhaseplacasecologicas.com.br
Fonte: temastop.com
Fonte: edtransito.blogspot.pt
Fonte: summaria.blogspot.pt
Fonte: cctur-se.blogspot.pt
Fonte: diadianotransito.blogspot.pt
1 de 8
Placas de trânsito e seus significados

Voltar ao topo da página