Partilhar

Como desligar a bateria do carro 

Como desligar a bateria do carro 
Imagem: noticias.coches.com

Primeiro, é importante referir que qualquer operação que realizemos com a bateria do carro, inclusive a sua desconexão, pode ser perigosa já que estamos trabalhando com um elemento carregado de eletricidade. Recomendamos que tome a máxima precaução. Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como desligar a bateria do carro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cuidar da bateria do meu carro 
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer é consultar o manual do nosso automóvel, pois pode-se dar o caso da bateria precisar de algum tratamento especial.

2

Além de eletricidade, as baterias podem gerar gases, pelo que o ideal é que a desconexão seja realizada ao ar livre.

3

Também como medida de proteção, antes de mexer na bateria do veículo, devemos tirar do nosso corpo elementos como anéis, brincos ou cintos que contenham elementos de metal.

4

Como medida complementar de segurança, deveremos equipar-nos com óculos e luvas.

5

Precisamos localizar os terminais positivo e negativo da bateria. O primeiro costuma estar identificado com uma cor vermelha e um sinal positivo (+) e o segundo, com cor preta e um sinal negativo (-).

6

Primeiro, devemos desligar o terminal negativo, soltando a porca com uma chave apropriada.

7

A seguir, deverá ser desligado o terminal positivo da bateria do carro. Uma vez que o tenhamos feito, deveremos ter cuidado para não colocar a porca em contato com o motor do carro, já que a porca terá uma carga elétrica residual que pode danificar sistemas de circuitos do motor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desligar a bateria do carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como desligar a bateria do carro 

2 comentários
Hugo
Em caso de 2 meses parado é necessário desligar a bateria? Poderia desconectar somente o polo positivo durante o tempo parado?
vinicius
Seguinte, acabou de sair fumaça de dentro do palio, e com cheio desagradavel, estacionei e desliguei o carro, mas o painel e farois continuam acesos. Parece que ta faltando agua, nao sei onde por essa agua, e por que o painel e farol nao apagam?

Como desligar a bateria do carro 
Imagem: noticias.coches.com
Como desligar a bateria do carro 

Voltar ao topo da página