Desligar as baterias de carros

Como desligar a bateria do carro 

Como desligar a bateria do carro 

Assim como aparelhos eletrônicos tais quais celulares e notebooks, os carros precisam de uma bateria para funcionar e, sem aquela, não é possível fazer com que o automóvel nos leve para onde desejamos. Como você já deve saber, as baterias acabam, de forma que precisamos prestar atenção e desligá-las sempre que não estiverem sendo usadas, garantindo assim o funcionamento do aparelho quando for necessário. No caso de carros, devemos nos preocupar em desligar suas baterias sempre que formos passar uma grande quantidade de dias sem utilizá-lo, o que é recomendado em caso de viagens e férias já que, caso permaneça ligada, a bateria irá perdendo tempo de vida e não funcionará quando formos tentar ligá-la após o período sem uso.

Se você vai passar um tempo sem utilizar seu carro e quer saber como desligar a bateria do carro, leia esse artigo do umCOMO e iremos te explicar passo a passo.

Vai precisar de:
  • Óculos de proteção.
  • Luvas.
  • Chave própria para tirar porcas.
Também lhe pode interessar: Como trocar a bateria do meu carro

Índice

  1. Como desligar a bateria de um carro
  2. Como religar a bateria de um carro
  3. O que desligar quando viajar

Como desligar a bateria de um carro

Antes de explicarmos qual polo desligar primeiro, que tipo de chave usar para soltar a porca e todos os outros detalhes que envolvem o desligamento da bateria, é importante dizer que qualquer operação que realizemos com a bateria do carro, inclusive a sua desconexão, pode ser perigosa já que estamos trabalhando com um elemento carregado de eletricidade. Recomendamos que você tome a máxima precaução e, caso você nunca tenha entrado em contato com um sistema similar e não se sinta confortável em realizar o procedimento sozinho, peça ajuda de alguém próximo ou até mesmo de um profissional da área para garantir que o desligamento ocorrerá com tranquilidade.

Agora que já apresentamos os cuidados necessário, é hora de aprender como realizar o processo de desligamento. A primeira coisa que devemos fazer é consultar o manual do automóvel em questão, afinal, ainda que o funcionamento dos carros seja similar de forma geral, pode ser o caso do seu ter características específicas que fazer com que bateria precise de algum tratamento especial tanto para o desligamento ocorrer de forma segura quanto para garantir a integridade da mesma no fim do processo.

Como medida complementar de segurança, deveremos equipar-nos com óculos e luvas, estando devidamente equipado, siga o passo a passo abaixo:

  1. Localize os terminais positivo e negativo da bateria. O primeiro costuma estar identificado com uma cor vermelha e um sinal positivo (+) e o segundo, com cor preta e um sinal negativo (-);
  2. Uma dúvida comum acerca do desligamento de baterias é qual fio ligar primeiro positivo ou negativo. A resposta da questão é que, primeiro, devemos desligar o terminal negativo, soltando a porca com uma chave apropriada para a porca em questão, ou seja, a chave ideal é aquela que encaixa perfeitamente na porca, não existindo uma específica já que a ferramenta irá variar de acordo com o tamanho da peça;
  3. A seguir, você deverá ser desligado o terminal positivo da bateria do carro. Uma vez que o tenhamos feito, deveremos ter cuidado para não colocar a porca em contato com o motor do carro, já que a porca terá uma carga elétrica residual que pode danificar sistemas de circuitos do motor.

Importante: além de eletricidade, as baterias podem gerar gases, fazendo com que seja ideal que a desconexão seja realizada ao ar livre e longe de fontes de fogo como fogões ligados e lareiras. Também como medida de proteção, antes de mexer na bateria do veículo, devemos tirar do nosso corpo elementos como anéis, brincos ou cintos que contenham elementos de metal.

Como religar a bateria de um carro

Já sabemos como desligar polo negativo ou positivo, qual é a ordem correta e todos os cuidados que devemos tomar antes de realizar o procedimento, entretanto, é também necessário aprender como religar a bateria de um carro, afinal, a ideia é de desativar o aparelho por tempo determinado justamente para que a bateria siga com vida útil válida quando precisarmos utilizar o automóvel novamente.

Quando você for religar a bateria, o processo deverá ser o inverso, ou seja, primeiramente devemos ligar o polo positivo e, após, o negativo, deixando a bateria exatamente da forma que a encontramos originalmente.

Como você já deve ter reparado, ligar e desligar a bateria de um carro é algo bastante simples e exige apenas um pouco de cuidado. Todas as precauções acima explicitadas para o desligamento, como a necessidade de realizar o processo em local aberto e com proteção como luvas e óculos seguem sendo válidos na hora de religar o aparelho.

Para aumentar a vida útil da bateria e garantir que seu automóvel estará sempre funcionando de acordo com o esperado, evitando situações que te deixem na mão, veja também como cuidar da bateria do carro e evite ter que trocá-la antes do esperado.

O que desligar quando viajar

Se você chegou até aqui é porque já sabe que, quando vamos passar um tempo longe, é necessário tomar alguns cuidados com nossos carros para evitar que tenham problemas de funcionamento no nosso retorno. Em relação ao que deve ser desligado, saiba que, assim que a bateria for desativada, todos os outros mecanismos do automóvel também deixarão de funcionar, de forma que nada mais precisará ser feito nesse sentido.

Além do desligamento da bateria, outro cuidado que devemos tomar caso formos passar dias corridos sem fazer uso de um automóvel é o de esvaziar o tanque, já que deixar combustível parado dentro do veículo também poderá causar danos e impossibilitar seu uso, fazendo com que seja necessário chamar um mecânico para resolver o problema.

Por fim, é vantajoso tomarmos cuidado para deixar o carro em local coberto, evitando assim que fique exposto à intempéries.

Mesmo após todos os cuidados necessários, por vezes acontece de automóveis terem problemas técnicos e nos deixarem na mão. Se, após seu retorno, seu carro não conseguir ligar, significa que algum problema de origem diferente surgiu e que será necessário repará-lo. Para saber quais são as possibilidades e como resolver a situação, veja também por que meu carro não dá a partida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desligar a bateria do carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Hugo
Em caso de 2 meses parado é necessário desligar a bateria? Poderia desconectar somente o polo positivo durante o tempo parado?
vinicius
Seguinte, acabou de sair fumaça de dentro do palio, e com cheio desagradavel, estacionei e desliguei o carro, mas o painel e farois continuam acesos. Parece que ta faltando agua, nao sei onde por essa agua, e por que o painel e farol nao apagam?
Como desligar a bateria do carro