Partilhar

Por que minha moto falha ao acelerar?

Por que minha moto falha ao acelerar?

As motos são um dos meios de transporte mais populares no Brasil: segundo dados levantados pela Confederação Nacional dos Municípios e veiculada no portal Agência Brasil[1], em 2018 a frota de motos no país era de 26,4 milhões, quase 50% maior do que a de carros. Portanto, não faltam motivos para querer conservá-las em bom estado, mas problemas eventualmente surgem. As razões porque sua moto falha ao acelerar podem ser encontradas em diferentes pontos do sistema do veículo. O importante é não ignorar o que pode ser um sintoma de uma avaria grave que pode pôr em risco sua segurança na estrada. Além disso, quanto mais cedo se repararem as avarias, mais baratas costumam ficar, normalmente. No umCOMO nós explicamos a você as possíveis causas porque sua moto falha ao acelerar.

Também lhe pode interessar: Por que minha moto se desliga em andamento

Moto falhando, o que pode ser?

Um dos motivos pelos quais sua moto falha ao acelerar pode ser muita gasolina na mistura. Isso pode ocorrer devido a, por erro, deixar a partida acionada, provocando esta maior proporção de combustível do que o desejado. O starter da moto costuma ser usado para arrancar o veículo em condições adversas, como quando a temperatura é muito baixa, mas deve ser fechado quando a moto já está em funcionamento.

Caso não tenha deixado o starter aberto por erro, a razão pela qual sua moto falhe ao acelerar pode ser que o filtro do ar esteja obstruído. Neste ponto você deverá limpá-lo ou trocá-lo. Recomendamos a você que leia esteja artigo no qual explicamos de forma muito detalhada como mudar o filtro de ar da moto.

Sabe-se também que um carburador muito sujo pode ser a razão porque a moto falhe ao acelerar. Nestas circunstâncias, o que terá que fazer é desmontar e limpá-lo; para isso deve ir ao seu mecânico de confiança. De qualquer forma, se você é suficientemente habilidoso, você mesmo poderá fazer esta operação de manutenção e poupar uma despesa. Leia este artigo no qual explicamos a você passo a passo como limpar o carburador da moto.

Outra hipótese para moto falhando é que o veículo está com a vela deteriorada ou estragada. Nesse caso, você notará que falha ao acelerar. De modo que tem que pôr mãos à obra para substituir esta peça. É uma tarefa relativamente simples, que você mesmo pode fazer. Neste artigo pode consultar tudo o que você deve saber sobre como trocar as velas de sua moto.

Um desajuste nas válvulas de admissão também é uma causa porque a moto falha ao acelerar. Quando seu mecânico fizer a regulação, caso você mesmo não tenha os conhecimentos suficientes para fazê-lo, verá como a moto ganha rendimento em geral, como se tivesse mais potência.

Outro passo que você pode dar é limpar os injetores. Para isso, recomendamos que utilize um aditivo de qualidade que você pode comprar em uma loja especializada e que deve acrescentar ao combustível, seguindo as instruções do fabricante. Insistimos para que não deixe passar nenhum sintoma estranho que note em sua moto, já que quanto mais cedo agir, mais possibilidades tem de que a avaria não seja muito cara.

Moto engasgando quando acelera, o que pode ser?

Em geral, o "engasgo" da moto é semelhante ao que acontece quando a gasolina está quase acabando, ou seja, a moto vai perdendo potência. Em geral, a causa do problema é uma entrada de ar onde não deveria ou até mesmo gás em excesso.

Outra explicação para esse problema é algum tipo de defeito nas velas (confira nosso artigo sobre Quando mudar as velas de minha moto) ou uma desregulagem no carburador - saiba mais sobre o assunto em Como consertar o carburador da moto. Como são muitas as hipóteses, recomendamos que você procure um mecânico de sua confiança para avaliar o estado da sua motocicleta e obter os melhores resultados. Assim como um médico é para os seres humanos, ele é o profissional perfeito para dar um diagnóstico para problemas relacionados aos veículos automotores.

Moto morre quando acelera

Nada mais chato do que acelerar sua moto e ela simplesmente te deixar na mão: a típica situação enfrentada por muitos motociclistas de moto falhando e morrendo. Mas por que isso acontece e como resolver esse problema que causa tanta dor de cabeça aos motoristas?

Em geral, o uso de combustíveis de má qualidade e má procedência danifica o motor e o carburador a longo prazo, o que faz com que sua moto possa morrer ao acelerar. Para solucionar esse tipo de problema, basta limpar o carburador e eliminar o excesso de impurezas que ficaram acumuladas. Esse processo é relativamente simples e pode ser feito por você mesmo!

Já se sua moto desliga quando acelera, o problema pode estar relacionado à uma das agulhas do motor: a alta, a baixa ou a lenta. A alta é responsável por regular o volume de combustível que vai para o carburador; a baixa tem o mesmo papel, mas em baixa rotação; enquanto a lenta regula a passagem de ar para o carburador.

Há, então, dois caminhos possíveis:

  • Se a moto morre instantaneamente ao acelerar, deve-se fechar a agulha de baixa, pois está havendo uma grande passagem de combustível para o carburador em baixa rotação;
  • Se ao acelerar a rotação da moto se eleva muito rápido e depois morre, o problema está na agulha de alta - feche-a um pouco e sua moto provavelmente voltará a funcionar bem.

Caso você não tenha muita experiência e fique inseguro com esse procedimento, leve a moto a um mecânico para solucionar esse tipo de imprevisto.

Outro contratempo frequentemente enfrentado pelos motociclistas é a moto falhando em baixa. Algumas opções para solucionar esse problema são esgotar todo o combustível disponível no tanque, limpar o carburador e então abastecer a moto com gasolina aditivada, que possui um melhor refino e consequentemente uma melhor qualidade.

Procure também fazer a troca periódica do óleo do motor, garantindo assim o bom funcionamento de sua motocicleta. Lembre-se que os filtros de combustível, de ar e de óleo também devem ser trocado de tempos em tempos, conforme as recomendações do fabricante. O bico da injeção eletrônica também deve estar sempre limpo para que sua moto funcione com a melhor potência possível e você não tenha dores de cabeça. Você pode aprender mais sobre tudo isso em nosso artigo sobre Como cuidar da minha moto, confira!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha moto falha ao acelerar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Referências
  1. BRITO, Débora. Número de motos é maior que o de carros em 45% das cidades. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/numero-de-motos-e-maior-que-o-de-carros-em-45-das-cidades#:~:text=Em%20todo%20o%20pa%C3%ADs%2C%20foram,6%2C67%20milh%C3%B5es%20de%20carros.>. Publicado em 02 de julho de 2018. Acesso em 11 de setembro de 2020.
Bibliografia
  • FÓRUM MOTONLINE. Tópico: Engasgando em rotação média e marcha alta. Disponível em: <https://comunidade.motonline.com.br/forum/dicas-manuteno-e-manuais/65844-engasgando-em-rota%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dia-e-marcha-alta.html>. Publicado em 14 de março de 2008. Acesso em 11 de setembro de 2020.
  • RONCO-TURBO & Curiosidades. Por que minha moto morre quando acelero ela? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hh9HHRqg0bY&ab_channel=RONCO-TURBO%26Curiosidades>. Acesso em 11 de setembro de 2020.
  • RCMASTERS. Motor morre quando acelera. Disponível em: <http://www.rcmasters.com.br/viewtopic.php?f=16&t=12165>. Publicado em 23 de março de 2008. Acesso em 11 de setembro de 2020.
  • EDUCAÇÃO AUTOMOTIVA. O motor está falhando? Tente fazer isso antes de levar ao mecânico. Disponível em: <https://educacaoautomotiva.com/2018/06/01/motor-falhando/>. Publicado em 01 de junho de 2018. Acesso em 11 de setembro de 2020.

Escrever comentário

17 comentários
A sua avaliação:
jose albertino nunes
tenho uma moto sawdow 250vbld nao consigo pegar uma reta em velocidade acima de 90 queria saber onde esta defeito ja tirei filtro da gasolina que estava entrando ar melhorou um pouco mais ela começa falhar acima do 90km por h
A sua avaliação:
Dirceu
Boa tarde!! Não consigo achar o motivo da falha da biz100, já fiz todos os testes,limpei carburador,regulei válvulas,e além disso testei todos os componentes em outra biz(bobinas,cdi,vela,etc.)e continua falhando.Alguma dica???
A sua avaliação:
Elias
Tenho uma moto cg125 e ao ligar quando o motor ta frio ela dar um estouro, depois que esquenta ficar normal, não sei se pode ser a vela ou carburador pois recentemente começou a fumar; que pode ser.
mikael
Minha moto é uma cara de gato 2008&2009 . ela está com aceleracão ruim falhando, e quando vou na pista ela só dá cem e não passa de jeito nem um. Ela não era à sim antes. Já mandei lavar a injeção o bico. Mais continua o mesmo jeito. Por favor alguém pode mim ajudar com isso?
juvenal Joaquim da conceição
Eu tenho uma tuday ano 89 ela foi toda revisada agora ela chega 60 km ela corta não anda

Wendell
Tenho uma xt600z 1989 do nada ela comecou a falhar dando tiro engasgando e at que morreu dai espero alguns minutos dou a partida ela liga dai 500 600 metros a frente comeva a cair o giro como se falrass gasolina at q morre novamente e por fim basta tocaar no acelerador que ela cai a rotacao e morre. Oque pode ser?
A sua avaliação:
Lima
Artigo muito bom... Minha moto tava falhando um pouco, daí peguei uma chuva e ela não saiu mais do lugar... Foi o carburador... Onde trabalho não tem iluminação, então, amanhã cedo vou limpar...
Caio lopes
Minha moto cg150 titan tah falhando quando eu acelero na estrada pra ela desenvolver Quando eu passo pra 3 macha ela comeca a quere falha mais dps ela volta ao normal Oq vx acha q pod ser ?
benjamin
verifica a vela e o cabo de vela
Jameson
Eu tenho uma biz que está jogando gasolina em excesso na mistura como consertar? Mi ajudem vir no primeiro tópico que pode ser o starter o é que isso msm?
alan de melo
o starte é o botão de partida
wellington henrique
tenho uma moto da honda titan 150 injeçao eu tinha abastecido ela com gasolina mas a gasolina que pus nela tava misturada com agua ai ela começo a falha ai tirei a gasolina dela limpei o tanque e pus outra gasolina mas ela pega e fica falhando e ate as vezes ela pega e nao aceita aceleraçao isso pode ser oque???

Por que minha moto falha ao acelerar?
Por que minha moto falha ao acelerar?

Voltar ao topo da página