Como fazer chupeta no carro
É bem possível que todos os condutores de veículos automotivos vivenciem uma situação de carro sem bateria ao longo da vida. Para isso, inventaram a ligação entre cabos, popularmente conhecida como "chupeta". O método trata de ligar a bateria descarregada com a bateria de outro carro e então volta a funcionar normalmente. A operação, apesar de simples, requer alguns procedimentos e cuidados para não colocar o sistema elétrico do carro e a integridade de quem está executando em risco. Para isso, o umCOMO te ensina como fazer chupeta no carro.
Passos a seguir:
Para fazer chupeta no carro você vai precisar de cabos específicos para isso e um outro carro que esteja com a bateria carregada e em boas condições. Os cabos devem ter um sistema de garras nas pontas e recomenda-se que não sejam muito finos, pois a intensidade da corrente pode até derretê-los ou atear fogo.
Posicione os carros em uma distância onde o cabo consiga ligar as duas baterias para fazer a chupeta. A melhor posição costuma ser um de frente para o outro ou paralelos, porém que não estejam encostados, para evitar faíscas e curto-circuito.
Ambos os carros devem estar totalmente desligados, inclusive as luzes, sistema de som e qualquer outro sistema elétrico que o seu carro tenha. Acione o freio de mão para prevenir qualquer movimento durante a chupeta.
Localize a bateria dos carros. Na maioria dos veículos elas costuma localizar-se no capô, no compartimento do motor, mas em alguns modelos ela pode ser encontrada embaixo do banco traseiro. Em caso de dúvida, o manual do seu carro deve ter essa informação.
Quando estiver encontrado as baterias para fazer chupeta no carro, pegue o cabo preto e procure o sinal de negativo (-) na bateria de cada carro. Prende essa estrutura que tem o sinal negativo desenhado enganchando o cabo e faça o mesmo na bateria boa mas enganche em uma parte metálica da estrutura.
Agora, encontre o polo com sinal de positivo (+) em cada bateria e conecte o cabo vermelho da mesma maneira que no passo anterior. Quando fizer isso, não encoste mais no conector nem na lataria do carro pois estará energizado.
Para fazer chupeta no carro, dê partida no carro que tem a bateria funcionando, acelere suavemente e deixe por 2 minutos. Veja se o carro com a bateria descarregada voltou a ligar e então desligue ambos.
A seguir, você deve desconectar os cabos. Para isso, retire-os sem encostar nas pontas e sem deixar que entrem em contato com a lataria do carro. Retire-os na ordem inversa que você colocou.
Deixe o motor do carro que tinha a bateria descarregada funcionar por alguns minutos e dê uma volta com ele para que carregue completamente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chupeta no carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.
Conselhos
- Se a bateria do seu carro tem mais de 2 anos e apresentou esse problema, considere trocá-la
- Faça revisões periódicas do seu carro
- Se você não se sentir capacitado para esse tipo de operação, não se arrisque. Procure uma oficina ou um eletricista mecânico