Carregar a bateria do carro com os cabos

Como fazer chupeta no carro

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 14 fevereiro 2017
Como fazer chupeta no carro
Imagem: touaregseguros.com.br

É bem possível que todos os condutores de veículos automotivos vivenciem uma situação de carro sem bateria ao longo da vida. Para isso, inventaram a ligação entre cabos, popularmente conhecida como "chupeta". O método trata de ligar a bateria descarregada com a bateria de outro carro e então volta a funcionar normalmente. A operação, apesar de simples, requer alguns procedimentos e cuidados para não colocar o sistema elétrico do carro e a integridade de quem está executando em risco. Para isso, o umCOMO te ensina como fazer chupeta no carro.

Também lhe pode interessar: Como ligar os cabos do carro

Passos a seguir:

1

Para fazer chupeta no carro você vai precisar de cabos específicos para isso e um outro carro que esteja com a bateria carregada e em boas condições. Os cabos devem ter um sistema de garras nas pontas e recomenda-se que não sejam muito finos, pois a intensidade da corrente pode até derretê-los ou atear fogo.

Como fazer chupeta no carro - Passo 1
Imagem: autoservico.blogspot.com.es
2

Posicione os carros em uma distância onde o cabo consiga ligar as duas baterias para fazer a chupeta. A melhor posição costuma ser um de frente para o outro ou paralelos, porém que não estejam encostados, para evitar faíscas e curto-circuito.

Como fazer chupeta no carro - Passo 2
Imagem: apaobaterias.com.br
3

Ambos os carros devem estar totalmente desligados, inclusive as luzes, sistema de som e qualquer outro sistema elétrico que o seu carro tenha. Acione o freio de mão para prevenir qualquer movimento durante a chupeta.

4

Localize a bateria dos carros. Na maioria dos veículos elas costuma localizar-se no capô, no compartimento do motor, mas em alguns modelos ela pode ser encontrada embaixo do banco traseiro. Em caso de dúvida, o manual do seu carro deve ter essa informação.

5

Quando estiver encontrado as baterias para fazer chupeta no carro, pegue o cabo preto e procure o sinal de negativo (-) na bateria de cada carro. Prende essa estrutura que tem o sinal negativo desenhado enganchando o cabo e faça o mesmo na bateria boa mas enganche em uma parte metálica da estrutura.

Como fazer chupeta no carro - Passo 5
Imagem: kauaxi.com
6

Agora, encontre o polo com sinal de positivo (+) em cada bateria e conecte o cabo vermelho da mesma maneira que no passo anterior. Quando fizer isso, não encoste mais no conector nem na lataria do carro pois estará energizado.

7

Para fazer chupeta no carro, dê partida no carro que tem a bateria funcionando, acelere suavemente e deixe por 2 minutos. Veja se o carro com a bateria descarregada voltou a ligar e então desligue ambos.

8

A seguir, você deve desconectar os cabos. Para isso, retire-os sem encostar nas pontas e sem deixar que entrem em contato com a lataria do carro. Retire-os na ordem inversa que você colocou.

9

Deixe o motor do carro que tinha a bateria descarregada funcionar por alguns minutos e dê uma volta com ele para que carregue completamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chupeta no carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos

  • Se a bateria do seu carro tem mais de 2 anos e apresentou esse problema, considere trocá-la
  • Faça revisões periódicas do seu carro
  • Se você não se sentir capacitado para esse tipo de operação, não se arrisque. Procure uma oficina ou um eletricista mecânico
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: touaregseguros.com.br
Imagem: autoservico.blogspot.com.es
Imagem: apaobaterias.com.br
Imagem: kauaxi.com
1 de 4
Como fazer chupeta no carro