aparcar

Como fazer baliza

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 abril 2023
Como fazer baliza

Ao dirigir, a baliza é uma manobra básica que devemos dominar e que às vezes se torna complicada, principalmente quando o espaço em que queremos deixar o carro não é muito grande.

Embora haja quem seja melhor ou pior nisso, dependendo da habilidade de cada um, na verdade fazer baliza com facilidade é uma questão de prática e saber iniciar a manobra no ponto adequado. Se você tem dificuldade de fazer baliza, experimente colocar em prática as dicas de como fazer baliza que te mostraremos no umCOMO e você vai ver como é mais simples e com menos manobras.

Também lhe pode interessar: Como fazer baliza corretamente

Índice

  1. Como fazer baliza entre dois carros
  2. Como fazer baliza em bateria
  3. Como fazer baliza em oblíquo
  4. Dicas sobre como fazer baliza

Como fazer baliza entre dois carros

Se você vir um espaço entre dois carros estacionados em fila próximo ao meio-fio, a menos que o espaço seja muito grande, é improvável que você consiga estacionar seu carro com uma simples manobra.

Normalmente, você deve posicionar seu veículo paralelamente ao carro que está à frente do vão, depois dar marcha à ré para iniciar a manobra de baliza. Para fazer isso sem dificuldade e colocar o carro na vaga sem muita complicação, existem alguns truques que se baseiam em conhecer os pontos de referência que avisam que é hora de fazer as voltas necessárias do volante. Por exemplo:

Quando for estacionar, coloque o carro paralelo ao que já está estacionado e mantenha uma distância de segurança de aproximadamente um metro. A partir desta posição, para saber quando deve começar a girar o volante (para a direita ou para a esquerda de acordo com o lado em que se encontra) tem dois truques simples:

  1. Verifique se o retrovisor do seu carro está ligeiramente atrás do retrovisor do carro que está estacionado. Observe que está aproximadamente na metade da janela.
  2. Alinhe a roda traseira com o para-choque do carro estacionado.

Esse é o momento certo para dar a primeira volta no volante enquanto, em marcha à ré, você encaixa seu veículo na vaga.

A próxima pergunta frequente é: quando fazer o segundo giro do volante para terminar a baliza? Mais uma vez você tem dois pontos de referência que são o melhor truque de fazer baliza na fila com algumas manobras:

  1. Verifique se o retrovisor está na altura do para-choque traseiro do veículo estacionado.
  2. Olhe pela janela traseira ou pelo retrovisor do lado do passageiro e verifique quando você vê totalmente a frente do carro que estará atrás do seu quando estacionado.

Em ambos os casos, esse é o momento de girar o volante para o lado oposto.

Resumindo, os truques para fazer baliza em fila baseiam-se em alinhar-se corretamente com o carro da frente, virar o volante totalmente para a direita e para a esquerda quando for o caso e também escolher os pontos de referência que são mais fáceis de você saber a hora de mudar a direção.

Você pode estar interessado neste artigo sobre quais as diferenças entre pneus de verão e inverno.

Como fazer baliza - Como fazer baliza entre dois carros

Como fazer baliza em bateria

Fazer baliza em bateria é, para quase todo mundo, mais fácil do que em fila, mas mesmo assim existem alguns truques para calcular bem e deixar o carro perfeitamente estacionado com o mínimo de manobras.

Na bateria, você pode fazer baliza na frente, colocando a frente do carro primeiro, ou de ré. O primeiro passo não apresenta nenhuma dificuldade, pois se trata simplesmente de encaixar o veículo perpendicularmente e com visibilidade total entre dois outros que também podem estar estacionados em bateria. Por outro lado, fazer de marcha ré pode ser um pouco mais complicado.

Para facilitar para você, inicie a baliza colocando seu carro na fila em frente ao que já está estacionado em bateria e que servirá de referência. Certifique-se de alinhar o para-choque traseiro com o farol do veículo estacionado (o farol que fica ao lado da vaga onde você vai estacionar).

Mantenha uma distância mínima de segurança de 80 cm a 1 metro e gire totalmente o volante durante a marcha à ré. O truque para fazer baliza de ré de primeira vez é iniciar a manobra devagar, até verificar que a roda traseira do seu carro passou completamente o farol do veículo estacionado.

Outro detalhe que deve te ajudar é olhar as linhas pintadas no chão do estacionamento. Se ao dar marcha à ré você tiver dúvidas se está indo reto, basta parar o carro, abrir um pouco a porta e observar a linha da vaga onde você está. Pode ser necessário refazer a manobra.

Como fazer baliza em oblíquo

Sem dúvida, é a forma mais fácil de estacionar, principalmente se a manobra for feita pela frente, já que você só terá que virar o necessário para colocar o carro na vaga disponível. Para não ter problemas, é importante, a princípio, virar um pouco o volante para o lado oposto da vaga, a fim de abrir o ângulo e posicionar o carro em uma única manobra.

Descubra Como ligar o carro quando está muito frio.

Como fazer baliza - Como fazer baliza em oblíquo

Dicas sobre como fazer baliza

Além desses truques simples para fazer baliza, alguns detalhes devem ser lembrados na hora de ganhar segurança e conforto na manobra, por exemplo: Lembre-se de sinalizar a manobra com o pisca-alerta correspondente e com antecedência.

Mantenha uma distância segura dos veículos estacionados para evitar arranhões ou danos indesejados. Além disso, mesmo que você seja ótimo em fazer baliza, manobre devagar porque pode haver um obstáculo como um meio-fio ou poste que você não viu (ou pior ainda, um pedestre).

Terminada a baliza, deixe o volante reto e, se estiver em uma ladeira, coloque a marcha à ré ou deixe o carro engrenado por segurança (além, é claro, do freio de mão).

Como último conselho, lembre-se que estacionar não é difícil, mas a manobra será mais fácil se você partir do ponto de referência correto. Se ao tentar encaixar o carro em uma vaga perceber que a baliza não está indo bem, retire-o do local e tente novamente desde o início, provavelmente será melhor do que tentar consertar repetidamente, à medida que avança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer baliza, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer baliza