Práticas de condução

Como fazer baliza corretamente

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer baliza corretamente

Nem sempre se sai da auto-escola sabendo fazer baliza corretamente, e nem sempre, na autoescola, se ensina antes de pedir para que o estudante o faça. Para os dois casos este artigo pode ser útil. Em umComo estamos acostumados a escrever diversos artigos na forma de passo-a-passo para resolver problemas cotidianos e este não é diferente.

Para passar no teste do volante, na prova da auto-escola, é necessário saber fazer baliza corretamente, mas nem sempre o método utilizado pelo professor é o mais eficiente e pode ser aplicado na maioria dos casos. Para isso, deixaremos aqui um método genérico, que se "encaixa" perfeitamente na maioria das vezes. Se achar o artigo útil, não esqueça de compartilhá-lo com aquele seu amigo barbeiro que ocupa mais de uma vaga ao estacionar, atrapalhando a vida dos outros motoristas.

Também lhe pode interessar: Como fazer baliza

Passos a seguir:

1

Primeiro, vamos imaginar uma situação comum onde para estacionar, é necessário fazer uma baliza entre dois carros, com pouco espaço. O que deve ser feito neste momento é alinhar o seu carro com o carro da frente.

Como fazer baliza corretamente - Passo 1
2

Feito isso, visualize o percurso que você irá fazer com o carro. É ideal que a curva feita de ré deixe o eixo traseiro do carro alinhado com o para-choque do carro ao lado.

Como fazer baliza corretamente - Passo 2
3

Para saber se a sua posição é a correta para começar a se aproximar da vaga, observe o espelho retrovisor. O carro à sua traseira deve poder ser visto por inteiro pelo espelho retrovisor, mas este deve estar corretamente ajustado, senão a verificação torna-se imprecisa; vire o volante para a direita e dê a ré.

Como fazer baliza corretamente - Passo 3
4

Dê ré até que o seu pneu dianteiro - o que está mais próximo da vaga - encontre-se no limite da traseira do carro à frente.

Como fazer baliza corretamente - Passo 4
5

Quando estiver nesta posição, indicada na imagem, vire novamente o volante, mas desta vez para o lado contrário em que esteve a virar, de forma que ele fique reto novamente.

Como fazer baliza corretamente - Passo 5
6

Dê ré até que o seu carro fique na posição adequada. Lembre-se de não ficar muito próximo aos outros carros, para não dificultar a vida de ninguém que queira sair com o carro.

Leia também:

Como fazer baliza corretamente - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer baliza corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos

  • É importante treinar baliza, mesmo que seja na sua rua de casa ou qualquer lugar em que não tenha muito trânsito de carro. Desta forma fica mais fácil para quando você precisar realizá-la numa rua movimentada.
  • Lembre-se de nunca ocupar mais de uma vaga ao estacionar, mesmo que esteja com pressa. É ruim quando não podemos estacionar porque um beleza só pensa no próprio nariz.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tenho muita dificuldade nesse quesito
Não entendo os mecanismo da a ré
1 de 7
Como fazer baliza corretamente