PARTILHAR

Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno 

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 fevereiro 2021
Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno 

Está claro que os fenômenos atmosféricos são muito diferentes no verão e no inverno, com maior ou menor frequência de chuvas, ventos ou nevoeiros, basicamente. Mas o fator que realmente influencia na hora de diferenciar os pneus que devemos usar nas duas estações é a temperatura, de maneira que em sua resposta a este aspecto está a chave. Para que esteja em condições de decidir se opta por mudar os pneus, em umComo.com.br explicamos a você quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno.

Também lhe pode interessar: Quais são os melhores pneus

Temperatura

Como dissemos, sua resposta perante uma determinada temperatura é o ponto mais importante que se tem em conta na hora de fabricar pneus de verão ou de inverno. Neste sentido, temos de dizer que o uso de uns ou outros não corresponde literalmente a uma ou outra estação, mas que a partir de 7 graus para baixo já devem ser usados os pneus de inverno.

Devemos estar tranquilos se, com os pneus de verão postos, nos depararmos com uma forte chuva, já que estes pneus também estão preparados para evacuar a água.

Investimento

Antes de começar a ver as diferenças concretas entre os pneus de verão e os de inverno, deve-se assinalar que, longe de ser uma despesa, ter pneus diferentes para estas duas épocas do ano constitui um investimento que pode levar-nos a poupar.

Assim, o fato de usarmos pneus adaptados a cada estação fará com que os pneus se gastem menos. Além disso, ganharemos em segurança e reduziremos o risco de acidente e suas consequentes despesas.

Pneus de inverno

Os componentes de borracha dos pneus de inverno fazem com que grude no asfalto em baixas temperaturas, já que se mantém flexível. Pelo contrário, se usássemos estes pneus no verão, as altas temperaturas fariam com que a roda endurecesse e fosse reduzida a aderência à pista.

Os pneus de inverno, além disso, têm um design especial com lamelas e uma profundidade da banda de rodagem que fazem com que evacuem rapidamente a água, o que reduz drasticamente a possibilidade de sofrer a temida aquaplanagem. Estes pneus são dez por cento mais caros que os de verão.

Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno  - Pneus de inverno
Imagem: circularseguro.com

Pneus de verão

Os pneus de verão caracterizam-se, basicamente, pelo fato de que não são elásticos, inclusive em condições de temperaturas muito altas. Por isso, na época estival estes pneus têm uma resistência à rodagem e um desgaste menores.

São mais baratos que os pneus de inverno, mas seu uso não é nada recomendável abaixo dos 7 graus de temperatura.

Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno  - Pneus de verão
Imagem: rezulteo-neumaticos.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno , recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paulo
Tenho 69 anos, já tive tudo quanto é tipo de carro,já usei tudo que é tipo de pneus mas nunca tinha escutado falar em pneus de inverno e pneus de verão e acho que muitas pessoas também não saibam, porque quando vc chega em uma loja de pneus não tem nenhuma propaganda e nenhum vendedor te oferece , inverno ou verão! Moro no Rio de Janeiro que é muito quente! Acho que deveria ter mais divulgação para para maiores esclarecimentos no veicúlos de comunicação!
Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno 
Imagem: circularseguro.com
Imagem: rezulteo-neumaticos.es
1 de 3
Quais são as diferenças entre pneus de verão e de inverno 

Voltar ao topo da página ↑