Periodicidade na manutenção de motos

Quando mudar as pastilhas de freio da moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando mudar as pastilhas de freio da moto
Imagem: marcadecoche.com

Saber quando mudar as pastilhas de freio da moto é simples, já que a parte que roça o disco está à mostra e você mesmo poderá comprovar o desgaste. Claro que, tem de saber que dependendo de sua forma de conduzir e, em concreto, de frear a moto, durarão mais ou menos tempo. O fato de circular mais na cidade que na estrada contribuirá, também, para que a vida útil das pastilhas de freio seja mais curta. Em umComo.com.br explicamos a você quando mudar as pastilhas de freio da moto.

Também lhe pode interessar: Quando mudar as velas de minha moto
Passos a seguir:
1

Para saber quando mudar as pastilhas de freio da moto, simplesmente deve comprovar que não estejam tão finas que corra o risco de que a placa base das pastilhas danifique o disco. As pastilhas se desgastam, precisamente, pelo atrito que têm com o disco durante o freado da moto. Sabe-se que tem que mudar de forma urgente as pastilhas de freio da moto quando a camada delas que roça com o disco, não a placa baseie, mede menos de 2 milímetros. Pode olhar colocando-se em frente à moto e dirigindo sua vista para a pinça de freio.

2

Além disso, deve ter em conta que tem que trocar de uma vez todas as de um mesmo eixo. O normal é que todas se desgastem na mesma proporção, o contrário pode ser um sintoma de algum problema no sistema de frenagem que deve consultar seu mecânico.

3

Na hora de avaliar quando mudar as pastilhas de freio da moto, também tem que ter em atenção ao fator do meio no qual costuma usar sua moto. No caso circular de forma habitual em estrada, onde o uso do freio não é muito intenso, as pastilhas durarão mais. Por outro lado, se usa a moto para se mover pela cidade, terá que usar o freio com frequência devido à circulação, pelo que as pastilhas de freio terão uma vida útil mais curta.

4

Um sintoma que ajudará você a saber que sua moto precisa de uma troca de pastilhas de freio é que se produz um ruído provocado pelo choque da pastilha contra o disco. Trata-se de um som que aparece cada vez que freia e que antes não existia.

5

Recomendamos a você que, aproximadamente, a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros realize uma revisão das pastilhas de freio da moto. Não se esqueça que são uma parte vital do sistema de frenagem de seu veículo e que, se não funcionam bem, põe em grave risco sua segurança.

6

Como dissemos, a troca das pastilhas de freio da moto faz parte das revisões periódicas que deve fazer em seu veículo. Leia este artigo no qual explicamos a você outras questões que deve considerar para uma boa manutenção da moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando mudar as pastilhas de freio da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: marcadecoche.com
Quando mudar as pastilhas de freio da moto