Manual de reparação de motos

Como trocar o óleo da moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar o óleo da moto
Imagem: de-moto.es

A troca de óleo da moto é um importante trabalho de manutenção que deve ser feito a cada 5.000 ou 10.000 quilômetros, em função das recomendações do fabricante que podemos consultar no manual. Para prolongar a vida útil da moto, é importante que faça a troca de óleo quando corresponder, já que este líquido cumpre uma função básica no funcionamento do motor. Em umComo.com.br, explicamos com detalhe como trocar o óleo da moto.

Vai precisar de:
  • Chave para tampa de esvaziamento, óleo, funil e bandeja de drenagem.
Também lhe pode interessar: Como trocar o filtro do ar da moto
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para trocar o óleo da moto consiste em abrir o depósito do mesmo. Sua localização varia em função do modelo, pelo que o mais útil é que consulte o manual de sua moto para ir direto ao local.

2

Uma vez que já tenha acesso ao depósito para trocar o óleo da moto, verá que há duas tampas. Uma é a do esvaziamento, na parte inferior, e a outra a de abastecimento, na superior. O primeiro ponto do processo consiste em abrir com a mão a tampa de abastecimento para permitir que entre ar no depósito de óleo.

3

A seguir, coloque um recipiente embaixo da moto que permita coletar o óleo velho. Em seguida, proceda à abertura da tampa de esvaziamento, que deverá ser feito com uma chave adequada. Tenha em atenção para fazer esta operação a frio, para evitar o risco de se queimar com o óleo. Passados alguns minutos, quando já não cair mais óleo do depósito, retire a bandeja e separe o óleo velho para reciclá-lo levando a um ponto de recolha.

4

Aproveitando que tem acesso ao depósito para trocar o óleo da moto, mude, também, o filtro. Após finalizar a troca, coloque a tampa de esvaziamento no depósito do óleo. Se quiser que o óleo flua mais rápido, deverá fazer a operação a quente. No entanto, não é o mais recomendável pelo citado risco de queimadura.

5

Agora, você pode trocar o óleo da moto colocando o novo óleo no tanque através da tampa de abastecimento e com um funil. O mais recomendável é que utilize uma marca recomendada pelo fabricante, pois assim contribuirá para uma vida mais longa do motor de sua moto. Feche, por último, a tampa de abastecimento, até que fique bem fixa para evitar fugas.

6

Por fim, basta colocar no lugar as peças que foram desmontadas para acessar o tanque de óleo da moto. A complexidade desta última parte da operação depende do modelo de sua moto. Recomendamos que leia este artigo sobre os cuidados básicos da moto para conhecer as tarefas de manutenção que devem ser executadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o óleo da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: de-moto.es
Como trocar o óleo da moto