Escapamentos da moto

Como limpar o escapamento da moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 agosto 2017
Como limpar o escapamento da moto
Imagem: trendenciasbelleza.com

Saber limpar o escapamento da moto permitirá que esta peça esteja em um ótimo estado, de maneira que não faça perder potência do veículo. Assim, quando o escapamento acumular muitos resíduos, o rendimento da moto é menor e podem se produzir ruídos indesejados. Para ajudar você nesta tarefa de manutenção de seu veículo, em umComo.com.br explicamos a você como limpar o escapamento da moto.

Vai precisar de:

  • Lugar ventilado, cubo grande, soda cáustica, água, luvas, óculos protetores, máscara.
Também lhe pode interessar: Como limpar o carburador da minha moto

Passos a seguir:

1

Ao realizar a operação de limpar o escapamento da moto conseguiremos retirar o excesso de carbono e fuligem que se acumulam como resultado do funcionamento do motor e evitaremos que estes resíduos provoquem uma quebra do rendimento do veículo.

2

A solução que propomos a você para limpar esta peça consiste em retirar o escapamento e utilizar uma mistura à base de soda cáustica e água para limpar o interior e conseguir eliminar o carbono acumulado.

3

Utilizará um produto químico abrasivo e tóxico, por isso terá que proteger o corpo e as mãos com luvas. Também deverá empregar óculos para proteger os olhos e uma máscara para evitar respirar o tóxico. Realize a operação de limpeza do escapamento da moto em um lugar arejado.

4

Antes de proceder com a limpeza do cano, terá que desmontá-lo. A operação será mais ou menos complicada em função do modelo e é conveniente consultar o manual de seu veículo antes de começar.

5

Uma vez que já tenha o cano desmontado, deverá fazer a operação em um cubo grande no qual caiba o cano e em um lugar bem ventilado para evitar intoxicações. Relembramos a importância de proteger os olhos, as vias respiratórias e as mãos. Deve tampar um extremo do cano, para que a soda cáustica permaneça dentro, e pelo outro extremo, introduzir o produto, aproximadamente, um quilo.

6

Para continuar com a limpeza do escapamento, mexa este último para conseguir que a soda cáustica se expanda por todo o interior. A seguir, verta no interior do cano de escapamento 2 litros de água fervendo, com muito cuidado para evitar ser atingido pelo produto. A seguir, em um cubo grande com água, mergulhe o cano de escapamento e deixe-o ali durante 24 horas.

7

Passado este tempo, para acabar a limpeza do escapamento da moto, retire a água misturada com a soda cáustica e separe-a para levá-la para reciclar a um ponto limpo. O cano de escapamento deve ser bem enxaguado com uma mangueira; deixe secar e volte a colocá-lo. Agora seu cano de escapamento já está em ótimas condições, de maneira que não faltará potência a seu veículo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o escapamento da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: trendenciasbelleza.com
Como limpar o escapamento da moto