Carburadores das motos

Como consertar o carburador da moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como consertar o carburador da moto
Imagem: archive.kaskus.com

Saber como consertar a carburação defeituosa da moto permitirá que você acabe com algumas de suas principais consequências, como por exemplo, não dar partida ou, inclusive, desligar em andamento. Realizar de forma periódica as principais tarefas de manutenção da moto ajudará a reduzir as possibilidades do problema aparecer. Em todo caso, em umComo.com.br explicamos como consertar o carburador da moto.

Também lhe pode interessar: Como limpar o carburador da minha moto

Passos a seguir:

1

Antes de tudo, explicaremos em que consiste um carburador defeituoso da moto. Referimo-nos a este conceito quando o carburador não realiza bem sua tarefa, de modo que a mistura de ar e combustível no motor não é a adequada. Como resultado, podem ocorrer avarias como a moto morrer durante a marcha ou não dar partida.

2

Antes de consertar o carburador da moto, localize onde ele está. Para isso, consulte o manual de seu veículo. Ele costuma ser opaco e de alumínio prateado. Quando o localizar, faça primeiro a carburação da parte inferior. Para isso, você deverá mover o parafuso que está na parte inferior do carburador e que permite regular a entrada de ar.

3

Já na parte superior do carburador, você encontrará a agulha que permite carburar as rotações médias. Também devemos trabalhar nesta parte quando a falta de gasolina for a razão da carburação defeituosa da moto. A agulha tem várias posições, da mais alta até à mais baixa, normalmente 5, movimente-a em função de suas necessidades. Permite regular a quantidade de combustível que entra na mistura do carburador.

4

Por último, carburaremos a parte mais alta. Você terá de abrir a cuba do carburador, que contém o chamado flotador em seu interior. Em seu interior há também os gigles, alguns parafusos com um buraco por onde passa a gasolina.

5

Na hora de carburar a moto, você deve ter em conta a zona em que vamos usá-la, além dos próprios elementos do carburador que permitem regular a mistura. Isto é, temos de atender aos critérios como altitude, proximidade ao mar, temperatura, etc.

6

A vela do motor é o principal indicador do problema que causa a carburação defeituosa da moto:

  • Cor marrom claro: a mistura é deficiente, isto é, tem pouco combustível.
  • Cor marrom claro e preto: a mistura é rica, com muito combustível.
  • Cor marrom escuro e preto: a mistura também é rica, com muito combustível.
7

Como você vê, o procedimento de consertar o carburador da moto não é simples e são exigidos muitos conhecimentos de mecânica para realizá-la. De modo que se você é um usuário médio, o mais conveniente é ir a um mecânico de confiança para consertar a carburação defeituosa de sua moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar o carburador da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: archive.kaskus.com
Como consertar o carburador da moto