Carro morrendo do nada: por que acontece e como evitar?


Ao circular por cidades ou locais onde é habitual ter que parar e reiniciar o carro continuamente, muitos motoristas costumam ter o carro morrendo, especialmente aqueles que não dirigem há muito tempo, pegam um veículo com o qual não estão acostumados ou estreiam um carro novo. E apesar de ser algo comum, às vezes você não sabe por que isso acontece ou como agir.
Quando você dirige em uma marcha muito alta e com baixas rotações, é quando o carro pode morrer. Como o regime de rotações é muito baixo, o veículo fica sem força. Os cruzamentos são um local muito comum onde os carros morrem. Para saber exatamente as razões para carro morrendo do nada e o que fazer para evitar isso, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
Por que o carro morre?
O que é a perda de potência de um carro? Refere-se à perda de potência devido ao desligamento inesperado do motor. Normalmente, isso acontece quando você não coordena corretamente o uso da embreagem e do acelerador.
Se você soltar a embreagem muito rápido e sem aplicar a aceleração adequada, principalmente na mudança de marchas, o motor não terá a força necessária para continuar em movimento e o carro irá parar.
Existem também outras causas pelas quais o carro pode morrer. São elas:
- Baixas rotações do motor: dirigir com rotações muito baixas para a marcha em que o veículo se encontra pode fazer com que o motor não tenha potência suficiente e, portanto, morra. É fundamental selecionar a marcha adequada de acordo com a velocidade para manter o motor em uma faixa ideal de operação.
- Uso incorreto da embreagem: se você não pressionar a embreagem completamente ou o fizer de forma irregular, o carro pode morrer. Isso impede a transição suave entre as marchas e pode causar uma parada abrupta do motor. Além disso, o uso incorreto da embreagem pode causar uma vibração ao sair em primeira, um sinal de que não está sendo feita uma gestão correta entre o pedal da embreagem e o acelerador.
- Desgaste da embreagem: a embreagem pode perder sua capacidade de funcionamento devido ao desgaste, impedindo a transmissão correta da potência do motor para os pneus e fazendo com que o carro morra. Nesses casos, é comum notar uma vibração ao acelerar em subidas, um sintoma que pode indicar problemas na embreagem ou dificuldades na transmissão de potência. Aqui explicamos “Como cuidar da embreagem do carro”.
- Problemas no sistema de combustível: um filtro de combustível obstruído ou danos na bomba de combustível podem dificultar o fluxo de combustível para o motor, podendo ser um motivo para o carro morrer.

O que fazer quando o carro morre?
Se o carro morrer, a primeira coisa a fazer é manter a calma. Em seguida, siga estes passos:
- Pise no freio e acione o freio de mão, se necessário.
- Coloque a transmissão em ponto morto antes de reiniciar o motor.
- Depois de ligá-lo, certifique-se de pressionar o embreagem completamente.
- Selecione a marcha correta e, aos poucos, solte o embreagem enquanto acelera.
Não perca este outro post do umCOMO, onde explicamos “Por que meu carro treme ao sair em primeira”.
Como evitar que o carro morra?
Evitar que o carro morra é uma questão de prática e de se familiarizar com a técnica de condução adequada. Se os problemas persistirem, no umCOMO recomendamos que você procure um mecânico profissional para verificar o estado da embreagem e do sistema de combustível.
Uma boa técnica de condução é fundamental não só para evitar que o veículo morra, mas também para contribuir para uma maior eficiência e durabilidade do automóvel.
Perguntas frequentes sobre carro morrendo do nada
No umCOMO, ajudamos você a responder às perguntas mais frequentes sobre carro morrendo do nada.
O carro pode morrer devido a problemas mecânicos?
Sim, os problemas mecânicos podem ser uma das causas de o carro morrer. Nesse sentido, os que ocorrem com certa frequência são os problemas com o sistema de combustível, com a injeção de combustível, com a caixa de câmbio, no sistema de admissão de ar, o desgaste da embreagem, marcha lenta instável e uma falha no sistema de ignição.
Todas essas falhas podem causar uma perda inesperada de potência, que pode ocorrer quando o carro para em movimento, sem aviso prévio e em plena circulação.
O que acontece se o carro morrer em uma ladeira?
Como o carro para quando morre, ele pode rolar para trás se isso acontecer em uma ladeira. Para evitar isso, acione o freio de mão. Em seguida, tente ligá-lo novamente seguindo os passos adequados para uma partida em ladeira, coordenando bem o uso da embreagem e do acelerador.
Carro automático pode morrer?
Embora não exijam a coordenação da embreagem e do acelerador, os carros automáticos podem morrer em situações excepcionais, como problemas mecânicos (falhas na transmissão, no conversor de torque ou no sistema de ignição), excesso de torque, problemas elétricos (falhas no alternador, na bateria ou nos sensores) e conexões soltas ou defeituosas.
O carro morrer danifica o motor?
O carro morrer implica que o motor desligue para proteger, por isso não deve causar nenhum dano significativo a este componente do veículo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Carro morrendo do nada: por que acontece e como evitar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.