Manter uma moto

Como mudar as velas da moto

Como mudar as velas da moto
Imagem: drive2.ru

Mudar a vela ou as velas da moto é importante e se não realiza esta manutenção, você poderá notar que sua máquina perde potência, que consome mais combustível do que o habitual ou que inclusive não chega a arrancar. Embora seja uma operação relativamente simples em muitos modelos, deve ter precauções na hora de realizá-la para evitar quebrar a peça ou queimar se não espera que a moto esfrie totalmente. Em umComo.com.br explicamos passo a passo como mudar as velas da moto.

Vai precisar de:
  • Velas novas, chaves de velas, chave de fenda.
Também lhe pode interessar: Quando mudar as velas de minha moto
Passos a seguir:
1

Antes de fazer a mudança das velas da moto, você deve saber que estas peças são muito sensíveis de modo que tenha cuidado para que as velas novas não caiam ao chão para não danificá-las. Além disso, tenha cuidado para que a moto esteja fria para evitar queimaduras durante a operação.

2

Uma vez tomadas as precauções assinaladas, primeiro desmonte o assento da moto para poder ter acesso à vela ou velas de sua moto. Em função do modelo, precisará retirar mais ou menos parafusos, com a ajuda de uma chave de fenda.

3

Quando tiver livre acesso às velas, terá de retirar a pipeta da vela. É recomendável que retire o excesso de sujeira antes de colocá-la sobre a vela nova. Para retirar a vela ou velas gastas, precisará de uma chave para que possa desenroscá-las.

4

Para colocar a vela nova em seu lugar, deverá fazê-lo com delicadeza primeiro pressionando unicamente com a mão até que não entre mais e, após chegar ao topo, deverá usar a chave para acabar de fixá-la. Lembre-se de que a vela é uma peça muito delicada, de modo que não dê muitas voltas.

5

Para voltar a colocar a pipeta sobre a nova vela, não precisará de nenhuma ferramenta. Bastará que a coloque com a mão e que exerça um pouco de força para que fique bem fixa. A seguir, volte a montar o assento e já terá suas velas novas.

6

As velas da moto não são peças muito caras, de modo que não economize nas despesas e compre peças de qualidade e, se possível, as recomendadas pelo fabricante. Em alguns modelos de moto, para mudar as velas terá de desligar muita fiação e, nestes casos, é mais adequado que vá ao seu mecânico para que ele faça a operação, que não será tão simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar as velas da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Abadias Lucas vaz
Gostei muito
A sua avaliação:
Cláudio Roberto Santos Pereira
Tenho uma CB 500 ela está fraca pra saí oque pode ser
Filipe
Minha moto está perdendo força quando esquenta o moto isso pode ser a vela de ignição?
Imagem: drive2.ru
Como mudar as velas da moto