PARTILHAR

Porque minha moto gasta muita gasolina?

Porque minha moto gasta muita gasolina?
Imagem: abc.es

A razão pela qual uma moto gasta muita gasolina costuma estar em um problema mecânico ou de ajuste do veículo. Se você fizer uma boa manutenção de sua moto e usar as peças que recomenda o fabricante na hora de fazer substituições, não deveria ter problemas nesse sentido. A forma de conduzir a moto também pode influir em um maior ou menor consumo de combustível. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta porque minha moto gasta muita gasolina.

Também lhe pode interessar: Como economizar combustível na moto
Passos a seguir:
1

Filtros de ar sujos. Aqui encontramos a resposta mais habitual à pergunta porque a moto gasta muita gasolina. Se você tem este problema, deverá revisar a entrada de ar para o motor. Em condições de uso normais, deverá trocar o filtro de ar da moto a cada 30.000 quilômetros. No entanto, se você circula habitualmente por terrenos empoeirados, deverá realizar esta tarefa de manutenção com maior frequência.

2

Afogador ou estrangulador mal colocado. A alavanca do afogador da moto está localizada no lado esquerdo do carburador e, se está mal colocada, fará com que a moto gaste muita gasolina. Às vezes, quando a moto está muito fria, é necessário acionar esta alavanca para poder arrancar. No entanto, depois deveremos voltar a tirar o afogador, para evitar que se produza o mencionado aumento do consumo de combustível.

3

Condução agressiva. Se você conduz de forma muito brusca, com acelerações e frenagens desnecessárias, provocará, entre outras coisas, que sua moto gaste muita gasolina. Além disso, estará reduzindo a vida útil de seu veículo, ao provocar um maior desgaste do motor e das peças da moto. Também é importante que tenha em conta o meio ambiente e opte por uma condução eficiente.

4

Vela inadequada. Se você trocou a vela da moto e optou por um modelo que não é recomendado pelo fabricante, aqui pode encontrar a causa porque sua moto gasta muita gasolina. Em geral, sempre que fizer trabalhos de manutenção ou modificações em sua moto, compre peças de qualidade e que sejam as que recomenda o fabricante de seu veículo.

5

Regular a marcha lenta. É possível que sua moto gaste muita gasolina porque o motor está acelerado. Pode ajustar a marcha lenta com um parafuso que existe no carburador. Consulte o manual de sua moto para regulá-lo ou vá a um mecânico. O que puder gastar nos serviços deste profissional poupará a longo prazo com um menor consumo de gasolina.

Leia também: Qual a vantagem do álcool como combustível? - PRÓS E CONTRAS

6

Recomendamos a você que leia este artigo sobre como cuidar de sua moto para evitar que apareçam problemas como o comentado excessivo consumo de combustível e, também, para poder prolongar a vida de sua moto.

Dica: Saiba mais sobre este tema, acessando o artigo como economizar combustível na moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque minha moto gasta muita gasolina?, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Faustino José Mania
espero que estao em boa fama, tenho uma moto de marca XL125 japao, troguei cilindragem e tenho um problema na cabeça, infelizmente esta nao troquei, causa esta derrivada por nao lubrificaçao e isso me causou perda de muitas peças, mas consegue compor, so ela estou a registar um consumo maior de combustivel. voces podem me ajudar, se as informaçoes dadas a cima irei verificar. eu espero a vossa boa cooperaçao.
A sua avaliação:
Débora oliveira da silva
ola. bom dia eu tenho uma moto cinquentinha e de dois em dois dias eu coloco gasolina. coloco um litro de Petróleo e meu serviço não e tão longe da o máximo 4 km e eu acho que ela esta bebendo de mas por que cinquentinha. podendo percorrer até 70 Km por litro. Com modificações nos motores, elas estão menos poluentes, pois dispensam o uso da mistura de óleo com gasolina.
Carlos
Ola. Tenho uma bros 150 ano 2012. Antes eu possuia uma fan 125 tambem 2012. Eu colocava 50 reais de gasolina na fan todava 15 dias ou mais. Comprei a bota 2012. Eu coloco os mesmo 50 reais e de 5 em 5 dias no maximo tenho q colocar gasolina pq isso? Ela ta gastando muiyo combustivel. Sera alho de errado no motor ?? Me ajudem porfavlr
Nilton César dos Santos
Bom dia! Tenho uma Bros 160 2016/2017 com 11 mil km rodado a mesma está consumindo 27 km por litro. onde o normal é 35 a 37 km. o que pode ser?
ANDRE ALVES DE OLIVEIRA
Boa tarde eu tenho uma fan 2016/2017 e ta mesma coisa antes ela fazia seu 35/39 km/l agora ta 27km/l tambem e nao sei mais o que fazer, so falta trocar a embreagem pois de resto ja testei tudo com outras pecas e nada.
Marcos Fogaça
Boa tarde!! Me chamo Marcos e tenho uma xre 300. Ano 2013 e está com 78.000 km e eu já troquei o filtro de ar dela recentemente pela 3 vez. Mas continuo sentido a diferença no consumo. O que devo fazer??
rosilene
tenho uma 50cc e esta consumindo muita gasolina nao chega a fazer 40km com um litro oque faço
Alvany
Tenho uma moto tintan ano 2002
E gasta muita gasolina ,já troquei o carburador e nada .to pra ficar doido afz ,mim ajudem.
Porque minha moto gasta muita gasolina?
Imagem: abc.es
Porque minha moto gasta muita gasolina?

Voltar ao topo da página ↑