Como aprender a dirigir um automóvel


Tanto se for por conta própria como se você for se matricular em uma auto escola, é interessante esclarecer uma série de conceitos que facilitarão o processo de aprender a dirigir. Conhecer como funcionam as marchas do carro, a melhor maneira de circular pela estrada, a melhor forma de frear, etc., são questões que ajudarão você a dirigir o automóvel com mais segurança e, com isso, ficar mais receptivo na aprendizagem. Em umComo.com.br vamos oferecer uma série de conselhos sobre como aprender a dirigir um automóvel.
São muitas as pessoas que, com a habilitação recém-tirada não sentem segurança suficiente para dirigir um carro. Certa insegurança é positiva no sentido de proporcionar mais precaução ao condutor, mas em determinados níveis pode provocar manobras perigosas ou, inclusive, fazer com que o motorista sofra de amaxofobia ou medo de dirigir. A possibilidade destas situações aparecerem diminui se conhecermos uma série de questões básicas a respeito do carro e sobre direção.
Então, para aprender a dirigir um automóvel é fundamental ter um conhecimento mínimo do seu funcionamento. O assunto das velocidades com as quais temos que usar ao dirigir é muito importante. Quanto mais baixa for a marcha que usamos, maior potência terá o motor; mas à medida que aumentar a velocidade do automóvel, deve aumentar a marcha, pois o carro precisará de menos potência para acelerar.
Também em relação às marchas do carro, temos que saber que nem sempre devemos arrancar em primeira. Assim, por exemplo, se estivermos numa descido acentuada, ao soltar o freio de mão o automóvel acelerará e apenas precisará sair em segunda. Por outro lado, se o pavimento estiver escorregadio pela circunstância que for, convém sempre usar as marchas mais altas que conseguirmos, pois assim as rodas exercerão menos pressão e há menos possibilidade do carro derrapar.
Os condutores novatos costumam forçar muito o motor até passar para uma marcha mais alta. No entanto, devemos saber que a 50 quilômetros por hora já se pode dirigir na velocidade mais alta, na quinta, com total normalidade. Habitue-se a ouvir o ruído que emite o motor; se for muito forçado, indicará que já precisa mudar para uma marcha mais alta. Pelo contrário, se parecer que vai parar, quer dizer que a marcha está muito alta e devemos reduzir.
A posição dos braços sobre o volante também é outra questão básica na hora de aprender a dirigir um carro. Se não o fizermos bem, corremos o risco de acabar com os braços cruzados em uma curva muito fechada. Assim, em giros pronunciados, devemos manter as mãos como os ponteiros de um relógio marcando as 10 e 10 e fazer com que o volante seja o único a girar, deslizando entre nossas mãos.
Saber como dirigir em uma curva do ponto de vista da velocidade também é muito importante. Tanto se o giro for suave como se for uma curva muito pronunciada, devemos seguir este princípio: entrar com velocidade reduzida até a metade da curva e começar a acelerar quando começarmos a sair dela. Sempre temos que nos manter em nossa via e em uma velocidade na qual possamos controlar o carro, o melhor é ir bem devagar no início ao invés de ter de frear totalmente de repente porque não controlamos o carro.
Outra questão que devemos observar ao aprender a dirigir um carro é o freio motor. Nem sempre devemos usar o pedal do freio para reduzir a velocidade do carro. Diminuindo a marcha, o carro também freará, mas devemos fazer isso gradualmente, pois em determinada velocidade o automóvel não admitirá marchas muito baixas.
Conhecer em detalhe o nosso automóvel poderá ajudar-nos a controlá-lo e, assim, a dirigir com mais segurança. Leia bem o manual do automóvel para saber onde estão todas as luzes, a buzina, como acionar a água, que tipo de combustível usa, como abrir o capô, etc.
Em todo processo de aprendizagem é fundamental não ficar com nenhuma dúvida. Se for em uma autoescola, faça todas as perguntas que tiver, ainda que pareçam muito óbvias.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a dirigir um automóvel, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.