Condução segura

Como aprender a dirigir um automóvel

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como aprender a dirigir um automóvel

Tanto se for por conta própria como se você for se matricular em uma auto escola, é interessante esclarecer uma série de conceitos que facilitarão o processo de aprender a dirigir. Conhecer como funcionam as marchas do carro, a melhor maneira de circular pela estrada, a melhor forma de frear, etc., são questões que ajudarão você a dirigir o automóvel com mais segurança e, com isso, ficar mais receptivo na aprendizagem. Em umComo.com.br vamos oferecer uma série de conselhos sobre como aprender a dirigir um automóvel.

Também lhe pode interessar: Como dirigir na lama

Passos a seguir:

1

São muitas as pessoas que, com a habilitação recém-tirada não sentem segurança suficiente para dirigir um carro. Certa insegurança é positiva no sentido de proporcionar mais precaução ao condutor, mas em determinados níveis pode provocar manobras perigosas ou, inclusive, fazer com que o motorista sofra de amaxofobia ou medo de dirigir. A possibilidade destas situações aparecerem diminui se conhecermos uma série de questões básicas a respeito do carro e sobre direção.

2

Então, para aprender a dirigir um automóvel é fundamental ter um conhecimento mínimo do seu funcionamento. O assunto das velocidades com as quais temos que usar ao dirigir é muito importante. Quanto mais baixa for a marcha que usamos, maior potência terá o motor; mas à medida que aumentar a velocidade do automóvel, deve aumentar a marcha, pois o carro precisará de menos potência para acelerar.

3

Também em relação às marchas do carro, temos que saber que nem sempre devemos arrancar em primeira. Assim, por exemplo, se estivermos numa descido acentuada, ao soltar o freio de mão o automóvel acelerará e apenas precisará sair em segunda. Por outro lado, se o pavimento estiver escorregadio pela circunstância que for, convém sempre usar as marchas mais altas que conseguirmos, pois assim as rodas exercerão menos pressão e há menos possibilidade do carro derrapar.

4

Os condutores novatos costumam forçar muito o motor até passar para uma marcha mais alta. No entanto, devemos saber que a 50 quilômetros por hora já se pode dirigir na velocidade mais alta, na quinta, com total normalidade. Habitue-se a ouvir o ruído que emite o motor; se for muito forçado, indicará que já precisa mudar para uma marcha mais alta. Pelo contrário, se parecer que vai parar, quer dizer que a marcha está muito alta e devemos reduzir.

5

A posição dos braços sobre o volante também é outra questão básica na hora de aprender a dirigir um carro. Se não o fizermos bem, corremos o risco de acabar com os braços cruzados em uma curva muito fechada. Assim, em giros pronunciados, devemos manter as mãos como os ponteiros de um relógio marcando as 10 e 10 e fazer com que o volante seja o único a girar, deslizando entre nossas mãos.

6

Saber como dirigir em uma curva do ponto de vista da velocidade também é muito importante. Tanto se o giro for suave como se for uma curva muito pronunciada, devemos seguir este princípio: entrar com velocidade reduzida até a metade da curva e começar a acelerar quando começarmos a sair dela. Sempre temos que nos manter em nossa via e em uma velocidade na qual possamos controlar o carro, o melhor é ir bem devagar no início ao invés de ter de frear totalmente de repente porque não controlamos o carro.

7

Outra questão que devemos observar ao aprender a dirigir um carro é o freio motor. Nem sempre devemos usar o pedal do freio para reduzir a velocidade do carro. Diminuindo a marcha, o carro também freará, mas devemos fazer isso gradualmente, pois em determinada velocidade o automóvel não admitirá marchas muito baixas.

8

Conhecer em detalhe o nosso automóvel poderá ajudar-nos a controlá-lo e, assim, a dirigir com mais segurança. Leia bem o manual do automóvel para saber onde estão todas as luzes, a buzina, como acionar a água, que tipo de combustível usa, como abrir o capô, etc.

9

Em todo processo de aprendizagem é fundamental não ficar com nenhuma dúvida. Se for em uma autoescola, faça todas as perguntas que tiver, ainda que pareçam muito óbvias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a dirigir um automóvel, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como aprender a dirigir um automóvel