Outros Motos

Como calcular o preço de uma moto usada

Como calcular o preço de uma moto usada

Quer vender a sua moto, mas não sabe que preço cobrar? Os veículos são os produtos que desvalorizam mais rápido com o passar do tempo, de fato, se considerar que só em comprar e levar para a rua, o valor do mesmo diminui até 18%. Por este motivo pode ser um pouco complicado determinar o preço de um veículo de segunda mão para que apareçam compradores e o preço seja interessante também para você. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar como calcular o preço de uma moto usada dando alguns conselhos que ajudarão você a vendê-la.

Também lhe pode interessar: Como comprar uma moto usada

Passos a seguir:

1

Para poder definir o preço de uma moto em segunda mão, as concessionárias de carros costumam consultar diferentes tabelas estatísticas que algumas empresas privadas oferecem e que, através do pagamento, oferecem um preço de orientação sobre o preço mais ajustado do mercado. É uma ferramenta muito útil que ajuda a determinar o preço mais adequado para o tipo de moto que se quer vender, a quilometragem e o fabricante. No entanto, este tipo de programa tem um custo elevado que não vale a pena para uso particular.

Você deve saber que os fatores a serem considerados para determinar o valor de um veículo são os seguintes:

  • Desvalorização da moto com o tempo
  • O preço de uma avaria ou reparação
  • Modelo da moto
  • Ano de fabricação
  • Quilometragem
  • Opcionais (se tiver alguma coisa instalada)

Com todos estes dados você pode começar a se aproximar um pouco do valor real que a sua moto tem atualmente no mercado com suas características.

Como calcular o preço de uma moto usada - Passo 1
2

Já indicamos que, a partir do momento em que você tira a moto da concessionária quando a compra, o seu preço começa a desvalorizar. Mas, não é só o tempo de uso que é um fator que incide no preço de venda, também há outros fatores que podem acelerar a desvalorização do veículo:

  • Cor estridente: as motos com cores muito chamativas podem fazer com que o preço no mercado seja menor do que as de cores neutras.
  • Arranhões na carroceria: qualquer tipo de defeito que o veículo tiver implica uma redução do seu valor no mercado.
  • Pneus em mau estado: também implicará uma diminuição do preço se os pneus estiverem lisos (sem desenho) ou em mau estado.
  • Sem inspeção: também diminuirá em grande parte o preço se a moto que você quer vender não tiver passado na inspeção ou não contar com o livro de manutenções atualizado.
Como calcular o preço de uma moto usada - Passo 2
3

Em umComo.com.br recomendamos que o melhor momento para colocar à venda uma moto de segunda mão é, no máximo, em três ou quarto anos após sua compra pois, depois desse tempo, será difícil encontrar um comprador interessante e para o preço que irão pagar, é quase melhor ficar com ela e continuar aproveitando-a nos anos de vida útil que lhe resta.

Para poder calcular o preço de uma moto usada o mais fácil e seguro é ir a uma oficina especializada em motocicletas para que possam fazer uma avaliação do seu veículo. Você também pode ir a uma loja de compra e venda para que lhe possam indicar um preço de orientação e ajudar você a determinar o seu valor no mercado.

Como calcular o preço de uma moto usada - Passo 3
4

Como regra geral, um veículo perde 18% do seu valor assim que sai da concessionária, como já referimos. Durante os primeiros 3 ou 4 anos, a sua desvalorização é de 10% anualmente e, após este tempo, a queda se estabiliza em 5% anual. Mas estes dados não são iguais para todas as motos, uma vez que dependerão de outros fatores como, por exemplo, a procura do mercado ou os elementos que referimos anteriormente.

5

Outra forma de definir o preço em uma moto usada é recorrer à Internet. Existem diferentes ferramentas online que ajudam você a definir um preço aproximado do veículo e que podem ajudar você a se orientar e a testar um preço de saída. Outra opção é visitar diferentes sites de compra e venda e analisar o preço que costumam colocar outros vendedores em motos parecidas com a sua, é uma boa forma de se adaptar ao mercado e saber como estão os preços.

Como calcular o preço de uma moto usada - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o preço de uma moto usada, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Antonio
Quanto vale a minha mota kawasaki z750 de 2010 com 5800kms
A sua avaliação:
adriano gomes
quanto custa , Honda Bros esdd 2019 final da placa 8 ?
A sua avaliação:
Ana Ramos
Keeway agora 2017 gasolina cor castanha
A sua avaliação:
André
quanto vale a minha mota Keeway Supertlight 125 , ano 2015 e tem 8000km?
A sua avaliação:
Silva
Boa tarde gostava de saber quanto vale a minha R6 de 1999 tem a volta de 37000km
Thiago
Quanto vale uma Titan 150 2017 com 4000 km
Davi da luz Silva
Preciso de uma informacao, a minha moto e modelo tytan cg 160,do ano de 2015/2016, com 24973 milímetros rodados,quanto ela tá custando ?

José Manuel Ramalho Condeça
quanto vale a minha mota scooter 125 cc marca KINROAD de 2009 com 6500 km
tozé
Boa tarde,

500euros.

cumprimentos
1 de 5
Como calcular o preço de uma moto usada