Partilhar

Como saber quantos carros tenho em meu nome

Como saber quantos carros tenho em meu nome

Quando estamos trocando de carro ou vendendo um que já é nosso, temos que companhar a troca do nome do responsável pelo veículo, até mesmo para evitar que multas e que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sejam cobrados no nome da pessoa errada. O que ocorre é que, durante o processo de alteração de nome do responsável por um veículo, por vezes não sabemos com precisão no nome de quem se encontra o bem ou se a troca de nome foi finalizada.

Se você está passando por um problema similar e não sabe como saber quantos carros tem em seu nome nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu carro tem FAP

Como saber se tem algum veículo no meu nome

Apesar de usualmente chamarmos o DETRAN no singular, a verdade é que a sigla faz referência a "Departamento Estadual de Trânsito", de forma que, sempre que precisamos lidar com assuntos relacionados ao órgão, é necessário que procuremos o responsável de nosso estado, não existindo um similar que lide com assuntos de forma federal.

O DETRAN é o responsável pela avaliação para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, chamada de CHN, que terá, como o nome indica, validade por todo o território brasileiro. Além disso, o DETRAN de cada estado também é responsável pela fiscalização de veículos e do trânsito, por isso, é o órgão que devemos procurar quando temos dúvidas do tipo como saber se tem algum veículo no meu nome, além de ser o responsável pela emissão de multas de trânsito.

Consultar veículos em meu nome pelo DETRAN (pessoalmente)

O primeiro passo que deve dar para saber quantos carros tem em seu nome conferir se é necessário o agendamento prévio de horário no DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito mais próximo de seu domicílio. Se não for necessário, bastará ir até o local de atendimento mais próximo e, caso for, agende o horário pelo site do DETRAN.

Quando tiver o agendamento concedido, antes de sair para resolver a situação, você deve confirmar que está levando com você algum documento oficial com foto, podendo ser a própria CNH ou então seu RG ou passaporte. É imprescindível a apresentação de algum documento dos citados pois o servidor público que realiza o serviço precisará conferir se é você de fato responsável pelos veículos sobre os quais você deseja obter informações, afinal, essas são informações sigilosas. Já que ninguém mais poderá ter acesso a essas informações, evite enviar alguém em seu lugar para a consulta no DETRAN pois o órgão não poderá aceitar terceiros.

Na Circunscrição Regional de Trânsito que corresponder a você, o servidor público entregará um papel impresso que se denomina certificado de dados e no qual constarão todos os veículos que tem em seu nome. Deverá pagar uma taxa, verifique no Ciretran No Departamento nunca facilitarão informação a respeito de quantos carros outra pessoa tem em seu nome e é por isso que só você pode fazer o procedimento de que trata este artigo.

É muito simples averiguar o número de automóveis que tem registrado em seu nome, ainda que o trâmite tenha a particularidade de que unicamente você poderá realizá-lo, assim, ninguém poderia obter esta informação a respeito de quantos veículos é proprietário, nem que você o autorize com sua assinatura. É o Departamento de Trânsito o organismo onde você deve realizar esse serviço.

O que conseguiria obter, se interessar a você, por exemplo, na hora de comprar um carro de segunda mão, é saber quem é o titular de um carro em concreto, dando o número da placa.

Se ainda tiver dúvidas, veja como agendar consulta no DETRAN.

Consultar veículos em meu nome pelo CPF (online)

Com a evolução da tecnologia, muitos serviços que antes tinham que ser feitos pessoalmente agora têm a possibilidade de serem realizados por meio de sites e aplicativos. Se você não quer se locomover até uma unidade de atendimento do DETRAN e prefere resolver o assunto sem sair de casa, tem como saber se tem veiculo em meu nome pelo CPF utilizando o site do departamento do estado no qual o carro está cadastrado. Para saber informações sobre carros em seu nome, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do DETRAN do seu estado pesquisando "DETRAN + nome do estado" no site de busca de sua preferência;
  2. Acesse a página de login e, caso ainda não tiver, crie um login utilizando seus dados como nome e CPF;
  3. No menu disponível após o login, vá em "Veículos" e, então, em "Consultar Veículo".

Se o carro que você deseja descobrir se está em seu nome aparecer no resultado da pesquisa, é sinal de que está sob sua responsabilidade, afinal, o DETRAN apenas exibe essa informação ao dono do veículo. Selecionando o carro em questão, você também poderá saber outras informações como pendências em relação aos documentos do automóvel, seguro, IPVA, antigos donos, acidentes envolvidos etc.

Agora que você já sabe a resposta para como saber se o veículo está em meu nome, veja também como consultar multas no DETRAN.

Como transferir os documentos do carro para seu nome

Já sabe como saber em nome de quem está um veículo e descobriu que o carro que você imaginou estar no seu nome não vou transferido? No caso da compra de um automóvel, é necessário que a transferência de nome seja feita no período de 30 dias após a compra, sendo assim, o recomendável é que se vá o quanto antes atrás de informações para dar início ao processo de transferência.

Para iniciar o processo de transferência de um automóvel, é necessário levar até o Ciretran da sua cidade os seguintes documentos:

  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) com assinatura do vendedor e que tenha firma reconhecida em cartório;
  • RG ou CNH do comprador;
  • Comprovante de residência do comprados;
  • Laudo de vistoria do veículo realizado pelo DETRAN;
  • Comprovante de pagamento da transferência.

Os 30 dias citados após a venda serão contados a partir do dia no qual foi feito o Certificado de Registro de Veículo, primeiro documento na lista dos necessários para pedir transferência. Assim que todos os documentos forem avaliados e aprovados, o veículo passará a estar no nome do novo dono.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos carros tenho em meu nome, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como saber quantos carros tenho em meu nome

O que lhe pareceu o artigo?
76 comentários
A sua avaliação:
claudio fernando cardoso
quantos veiculos estão em meu nome
A sua avaliação:
RUBENS DE SOUZA
como saber se tem carro no meu nome so pelo cpf ?
A sua avaliação:
luciana de oliveira
como saber se tenho carro em meu nome
A sua avaliação:
Amandio Manuel De Castro Matos
Tenho quantos carros em meu nome. E quais
A sua avaliação:
wiraquitan pereira da silva me
saber se tem algum carro no meu nome
A sua avaliação:
Jorge Henrique da silva pimentel
gostaria de saber se este carro ainda esta en meu nome xxxxx
A sua avaliação:
Aleksandro Vieira da cunha
Queria saber quantos carros tem em meu nome pq esta vhehando multa em meu nome e eu nao sei de onde
Fabiana Ferreira Soares
Olá, eu tenho uma moto no meu nome e não sei a placa dela, pois foi vendida e não foi trasferido e depois revendido. Gostaria de saber a placa dela.
RUANNA CRISTIELLE CARVALHO DINIZ
QUANTOS VEICULOS NO MEU NOME
MARIA ELIANE ALVES
Olá, eu tenho um fiat uno no meu nome e não sei a placa dele, pois foi vendido e não foi trasferido e depois revendido. Gostaria de saber a placa dele.

Como saber quantos carros tenho em meu nome
Como saber quantos carros tenho em meu nome

Voltar ao topo da página