menu
Partilhar

Como saber quantos carros tenho em meu nome

Quando estamos trocando de carro ou vendendo um que já é nosso, temos que companhar a troca do nome do responsável pelo veículo, até mesmo para evitar que multas e que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sejam cobrados no nome da pessoa errada. O que ocorre é que, durante o processo de alteração de nome do responsável por um veículo, por vezes não sabemos com precisão no nome de quem se encontra o bem ou se a troca de nome foi finalizada.

Se você está passando por um problema similar e não sabe como saber quantos carros tem em seu nome nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Roubaram meu carro, e agora?

Como saber se tem algum veículo no meu nome

Apesar de usualmente chamarmos o DETRAN no singular, a verdade é que a sigla faz referência a "Departamento Estadual de Trânsito", de forma que, sempre que precisamos lidar com assuntos relacionados ao órgão, é necessário que procuremos o responsável de nosso estado, não existindo um similar que lide com assuntos de forma federal.

O DETRAN é o responsável pela avaliação para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, chamada de CHN, que terá, como o nome indica, validade por todo o território brasileiro. Além disso, o DETRAN de cada estado também é responsável pela fiscalização de veículos e do trânsito, por isso, é o órgão que devemos procurar quando temos dúvidas do tipo como saber se tem algum veículo no meu nome, além de ser o responsável pela emissão de multas de trânsito.

Consultar veículos em meu nome pelo DETRAN (pessoalmente)

O primeiro passo que deve dar para saber quantos carros tem em seu nome conferir se é necessário o agendamento prévio de horário no DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito mais próximo de seu domicílio. Se não for necessário, bastará ir até o local de atendimento mais próximo e, caso for, agende o horário pelo site do DETRAN.

Quando tiver o agendamento concedido, antes de sair para resolver a situação, você deve confirmar que está levando com você algum documento oficial com foto, podendo ser a própria CNH ou então seu RG ou passaporte. É imprescindível a apresentação de algum documento dos citados pois o servidor público que realiza o serviço precisará conferir se é você de fato responsável pelos veículos sobre os quais você deseja obter informações, afinal, essas são informações sigilosas. Já que ninguém mais poderá ter acesso a essas informações, evite enviar alguém em seu lugar para a consulta no DETRAN pois o órgão não poderá aceitar terceiros.

Na Circunscrição Regional de Trânsito que corresponder a você, o servidor público entregará um papel impresso que se denomina certificado de dados e no qual constarão todos os veículos que tem em seu nome. Deverá pagar uma taxa, verifique no Ciretran No Departamento nunca facilitarão informação a respeito de quantos carros outra pessoa tem em seu nome e é por isso que só você pode fazer o procedimento de que trata este artigo.

É muito simples averiguar o número de automóveis que tem registrado em seu nome, ainda que o trâmite tenha a particularidade de que unicamente você poderá realizá-lo, assim, ninguém poderia obter esta informação a respeito de quantos veículos é proprietário, nem que você o autorize com sua assinatura. É o Departamento de Trânsito o organismo onde você deve realizar esse serviço.

O que conseguiria obter, se interessar a você, por exemplo, na hora de comprar um carro de segunda mão, é saber quem é o titular de um carro em concreto, dando o número da placa.

Se ainda tiver dúvidas, veja como agendar consulta no DETRAN.

Consultar veículos em meu nome pelo CPF (online)

Com a evolução da tecnologia, muitos serviços que antes tinham que ser feitos pessoalmente agora têm a possibilidade de serem realizados por meio de sites e aplicativos. Se você não quer se locomover até uma unidade de atendimento do DETRAN e prefere resolver o assunto sem sair de casa, tem como saber se tem veiculo em meu nome pelo CPF utilizando o site do departamento do estado no qual o carro está cadastrado. Para saber informações sobre carros em seu nome, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do DETRAN do seu estado pesquisando "DETRAN + nome do estado" no site de busca de sua preferência;
  2. Acesse a página de login e, caso ainda não tiver, crie um login utilizando seus dados como nome e CPF;
  3. No menu disponível após o login, vá em "Veículos" e, então, em "Consultar Veículo".

Se o carro que você deseja descobrir se está em seu nome aparecer no resultado da pesquisa, é sinal de que está sob sua responsabilidade, afinal, o DETRAN apenas exibe essa informação ao dono do veículo. Selecionando o carro em questão, você também poderá saber outras informações como pendências em relação aos documentos do automóvel, seguro, IPVA, antigos donos, acidentes envolvidos etc.

Agora que você já sabe a resposta para como saber se o veículo está em meu nome, veja também como consultar multas no DETRAN.

Como transferir os documentos do carro para seu nome

Já sabe como saber em nome de quem está um veículo e descobriu que o carro que você imaginou estar no seu nome não vou transferido? No caso da compra de um automóvel, é necessário que a transferência de nome seja feita no período de 30 dias após a compra, sendo assim, o recomendável é que se vá o quanto antes atrás de informações para dar início ao processo de transferência.

Para iniciar o processo de transferência de um automóvel, é necessário levar até o Ciretran da sua cidade os seguintes documentos:

  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) com assinatura do vendedor e que tenha firma reconhecida em cartório;
  • RG ou CNH do comprador;
  • Comprovante de residência do comprados;
  • Laudo de vistoria do veículo realizado pelo DETRAN;
  • Comprovante de pagamento da transferência.

Os 30 dias citados após a venda serão contados a partir do dia no qual foi feito o Certificado de Registro de Veículo, primeiro documento na lista dos necessários para pedir transferência. Assim que todos os documentos forem avaliados e aprovados, o veículo passará a estar no nome do novo dono.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos carros tenho em meu nome, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

104 comentários
A sua avaliação:
Alan
Quero saber se tem algum carro no meu nome
A sua avaliação:
Rafael pinto Soares
Quero saber quantos carros tenho no meu nome
A sua avaliação:
José de Ribamar soares Borges
Quantos carros tem no meu nome
A sua avaliação:
Cícero Paulino de frança
Se tem algum veículos em meu nome
A sua avaliação:
Cícero Paulino de frança
Quantos veículos tem en meu nome
A sua avaliação:
Jorge Marcelino silva dias
Quantos carros tenho ao meu nome
A sua avaliação:
ABDIAS RODRIGUES DA SILVA FILHO
Gostaria de saber se insiste vuiculo em meu nome
A sua avaliação:
Anderson jose de souza
Veicuo
A sua avaliação:
Jose Teixeira Costa
Quatos carros tem no meu nome
A sua avaliação:
Carlos
Atualizando mensagem anterior: consegui a informação (que de fato não tenho nenhum veículo em meu nome) no site do Denatran: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/
A sua avaliação:
Carlos
Tentei consultar no site do DETRAN-SP, mas infelizmente ele não lista os veículos (ao menos não sob a opção "Veículos" e onde mais pude lhoar), você tem que entrar o número do RENAVAN, será que existe alguma outra possiblidade?

Pergunto porque tentei pagar a permissão internacional para dirigir no Bradesco, mas ele retornava o erro "Veiculo com restrição de emissão de CRLV pelo DETRAN. (1512)" (e eu sei lá o que restrições de veículos e CRLV têm a ver com PID, mas enfim...)

Obrigado!
A sua avaliação:
Eliane Tavares DOS Anjos
Tem algum veículo em meu nome?
Leandro Pereira dos Santos
Algum carro no meu nome
A sua avaliação:
ROSANA
apareceu no meu CPF um carro no meu nome que eu nunca comprei. Desconheço o veículo. O Detran se nega a me dar informações quanto a documentação do veículo. O que fazer para provar que nunca comprei este veículo?
A sua avaliação:
Reinaldo soares Martins
Quantos carros tem no meu nome
Cristina Santos
Na verdades existem empresas que auxiliam nesse tipo de serviço. Conheço essa que atende via whatsapp 62 XXXXX-XXXX
A sua avaliação:
Cheila valesk de Oliveira Silva
Quantos carros tem no meu nome
A sua avaliação:
cristiano de oliveira souza
tirar veiculo do meu nome
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Cristiano, acreditamos que o nosso artigo sobre Como fazer transferência de veículo possa te ajudar: https://auto.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-transferencia-de-veiculo-21779.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Sérgio Pereira Júnior
Como saber se têm carros no meu nome?
A sua avaliação:
Elias Souza
Como saber se tem carro e meu nome só pelo cpfs
Leandro Pereira dos Santos
Quero saber qual carro no meu nome
A sua avaliação:
Railan pereira da Silva
Quero saber quantos veículos tem em meu nome , e as placas deles
Leandro Pereira dos Santos
Tem carro no meu nome
A sua avaliação:
Cristiano
Preciso dialogar quantos carros tenho em meu nome pelo cpf

Voltar ao topo da página