Partilhar

Como esfriar um motor superaquecido

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como esfriar um motor superaquecido
Imagem: castrol.com

Quando um motor ficar superaquecido, notaremos como surge um elemento branco pelo capô que muitas vezes confundimos com fumaça e que nos causa grande inquietude, mas que simplesmente é vapor gerado pelos elementos líquidos por causa do calor elevado. Se depois de passar muito tempo no trânsito ou depois de fazer uma longa viagem acontecer isso com seu carro, em umComo.com.br explicamos-lhe como esfriar um motor superaquecido.

Também lhe pode interessar: Por que o motor do meu carro treme
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que temos que fazer é dirigir para um lado da estrada, estacionar e parar o motor do carro. Isto é importantíssimo, já que se cometemos o erro de continuar circulando com o motor superaquecido podemos provocar graves danos ao nosso veículo.

2

O seguinte passo é abrir o capô. No entanto, se o motor estiver muito quente não poderemos fazer isso porque queimaríamos as mãos. Neste caso, devemos esperar o tempo suficiente para abrir o capô sem nos machucarmos. Se tiver luvas, é recomendável usá-las.

3

Depois que o capô estiver aberto, o processo para que o motor esfrie e possa ser manipulado em seu interior será mais rápido, apesar de que, em qualquer caso, é provável que tenhamos que esperar ao redor de uma hora.

4

Quando possamos, deveremos comprovar o estado dos líquidos do radiador e do líquido de refrigeração do motor, já que o mais provável é que a causa do superaquecimento tenha sido por níveis baixos. Então, devemos encher os devidos depósitos.

5

Depois disto, já estamos em condições de voltar a ligar o motor de forma mais segura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esfriar um motor superaquecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como esfriar um motor superaquecido

O que lhe pareceu o artigo?

Como esfriar um motor superaquecido
Imagem: castrol.com
Como esfriar um motor superaquecido

Voltar ao topo da página