Sistema de arranque da moto

Como dar partida em uma moto sem bateria 

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como dar partida em uma moto sem bateria 

Dar partida em uma moto sem bateria quando se descarrega esta peça, como acontece com um carro, não é a melhor alternativa e deve recorrer a ela apenas em caso de emergência. O motivo é que dirigir uma moto quando a bateria descarregou pode chegar a provocar danos no sistema mecânico. O melhor é que carregue você mesmo a bateria da moto ou que um reboque leve sua máquina até à oficina. Em todo caso, em umComo.com.br explicamos como dar partida em uma moto sem bateria.

Também lhe pode interessar: Como carregar a bateria de uma moto

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que você tem que fazer para dar partida em uma moto sem bateria é ligar a ignição, para que quando o motor começar a roda tudo esteja preparado para circular com relativa normalidade. Fique de pé de um lado da moto, de forma a que possa ter acesso aos comandos.

2

A seguir, coloque a terça ou quarta marcha e leve a moto ligeiramente para a frente, sem forçar, até que não possa avançar mais. O objetivo deste primeiro pequeno impulso na hora de dar partida na moto sem bateria é meramente mecânico. O que você quer é conseguir que um cilindro esteja bem perto do ponto morto e que, assim, ao dar o empurrão forte, seja mais simples que o motor dê partida.

3

Após dar este primeiro impulso para dar partida na moto sem bateria, o que deve fazer é acionar a embreagem e empurrar a moto ao máximo, fazendo uso de toda a sua força e sua destreza. Assim, quando ouvir que o motor deu partida, deve saltar sobre a moto ao mesmo tempo em que solta a embreagem, para poder conduzi-la com normalidade.

4

Como pode imaginar, a operação é um pouco perigosa já que você correrá junto com a moto. Não deve esperar que pegue muita velocidade para saltar sobre a máquina, já que corre o risco de cair você sobre o asfalto e se machucar com queimaduras.

5

Como dissemos, esta operação de dar partida em uma moto sem bateria não é muito recomendável e deve ser sempre o último recurso no caso da máquina descarregar.

6

Faça uma boa manutenção da bateria de sua moto para evitar uma situação como a descrita neste artigo. Entre neste onde oferecemos alguns conselhos sobre como cuidar de sua moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar partida em uma moto sem bateria , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como dar partida em uma moto sem bateria