Ferramentas de diagnóstico do carro

Como usar um megômetro

Como usar um megômetro
Imagem: getrotech.com.br

O megômetro, ou megger, é um aparelho utilizado para medir a resistência de isolamento, normalmente em motores e transformadores. Com o megômetro é possível detetar uma fuga entre dois pontos de isolamento. O seu princípio de funcionamento consiste na geração e aplicação de uma tensão, que pode variar entre 500 e 15000 v, num equipamento, fazendo assim a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento. Existem megômetros digitais e analógicos. Se não sabe como usar um megômetro, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Um megômetro analógico ou digital
  • Chave de fenda
Também lhe pode interessar: Como limpar o filtro de ar do carro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer antes de testar a resistência, é desconectar a alimentação elétrica dos fios ou circuitos, para não existir assim qualquer tensão. Qualquer fio a ser testado, deve de estar completamente desconectado em ambas as extremidades do circuito. Caso pretende realizar o teste num motor, também deve desligar todos os fios de alimentação do motor.

2

De seguida, conecte um dos bornes do megômetro ao quadro elétrico ou ao fio terra do sistema elétrico. Caso pretenda fazer o teste de resistência em motores, este cabo será ligado à estrutura de metal do motor.

3

Ligue o outro borne do megômetro à extremidade sem revestimento do fio de cobre ou a um dos terminais do motor. Lembre-se que a outra extremidade do fio a ser testado deverá estar ao ar livre ou coberto com fita isoladora.

4

Ligue o megômetro ou coloque a manivela manual a funcionar. Este teste pode demorar entre 2 a 5 segundos, para que dentro dos fios se gere a alta tensão.

5

E por fim, o megômetro dar-lhe-à a leitura da resistência de isolamento. Se o valor da leitura da resistência for inferior a 1,5 megaohms, poderá indicar a existência de algum problema nos fios ou no motor. Em contrapartida, se for uma leitura maior que 999 megaohms, significa que a resistência de isolamento está perfeita. Se obtiver uma leitura entre estes valores, normalmente também significará que não há nenhum problema.

6

Factores que podem afetar a resistência de isolação:

  • Umidade;
  • Temperatura;
  • Estado da superfície;
  • Magnitude da tensão contínua de ensaio;
  • Carga residual no enrolamento;
  • Duração da aplicação da tensão contínua de ensaio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um megômetro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Use luvas isoladoras de borracha quando estiver conectando pontas de teste.
  • Evite segurar o megômetro nas mãos, a fim de minimizar a exposição pessoal aos efeitos de transientes.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Adonias Ferreira dos Santos
Vou trabalhar na área de manutênção industrial e precisarei do " megger " e dele nunca me utilizei , é possível A umCOMO , junto com os exclarecimentos já prestados enviar por PDF um esquemático desse instrumento , pois , o mesmo tem tres pontas de prova , desde já agradeço .
WALLAS
Boa Tarde, Gostaria de saber qual parametro devo usar no megometro para motor de 3cv??? Desde ja obrigado!!
Edvaldo Luis
A utilização do megômetro mensalmente pode prejudicar o isolamento do motor?
William rafae
Muito proveitosa.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi William! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: getrotech.com.br
Como usar um megômetro